Categorias Biologia

Noz Moscada

A noz moscada é uma semente seca, com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, que tem a sua origem na Indonésia, mas que atualmente já conquistou o mundo inteiro. Muito utilizada atualmente como condimento para preparar alimentos, a noz moscada é resultante do fruto da árvore chamada Myristica fragans, mais conhecida como Moscadeira. A árvore tem porte grande, podendo alcançar de 10 a 15 metros de altura e é cultivada nas regiões de clima tropical úmido em todo o mundo. Enquanto os frutos são aproveitados para produzir noz moscada a madeira da árvore da Moscadeira é bastante utilizada para fabricar móveis, por conta do seu tamanho e resistência.

No entanto, não foi sempre que a fabricação de Noz Moscada começou em todo o mundo. Até o início do século XIX, a única fonte de noz moscada se encontrava na Indonésia, mais especificamente nas ilhas chamadas Banda das Molucas. Sendo uma das especiarias mais valorizadas no tempo dos romanos, a noz moscada era utilizada como especiaria na cozinha, para o preparo de alimentos, e também na medicina, uma vez que, nas quantidades certas, ela pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Noz Moscada: para que serve e qual o seu sabor

A noz moscada é utilizada na culinária para realçar o sabor dos alimentos. Ela é uma semente seca e dura, que precisa ser moída ou ralada para ser usada. A maioria das pessoas prefere moer ou ralar apenas na hora de preparar os alimentos, uma vez que o seu aroma e sabor ficam mais evidentes do que quando é guardada já nessas condições.

O sabor da noz moscada lembra bastante uma mistura de canela com pimenta do reino, com um toque bem mais leve, sendo quase que imperceptível. O condimento tem também um caráter adstringente, que é o que garante o realce do sabor. Por isso, ela costuma ser mais utilizada em pratos salgados do que doces, mas há quem a coloque também nas sobremesas.

A noz moscada é elemento fundamental no preparo de carnes mais leves, de sabor suave, e também no preparo de purês, dando um toque característico e realçado. Por acentuar o sabor do alimento em que é colocada, não se recomenda que seja usada para preparar carnes com gosto forte, pois pode deixar o alimento sem condições de consumo.

A composição da semente de noz moscada varia entre compostos nitrogenados, água, óleos essenciais, gorduras, celulose, amido e cinzas. Dentro dos óleos essenciais, está um componente chamado “Myristicina”, que pode ser um pouco perigoso quando ingerido em grandes quantidades. Esse elemento atua como alucinógeno, sendo tóxico e causando alucinações quando é consumido em quantidades maiores.

Benefícios da noz moscada

Além de ser um poderoso condimento culinário, a noz moscada já é utilizada desde o tempo do seu surgimento como um auxiliador da medicina. Isso porque ela traz uma série de benefícios para a saúde quando consumida nas quantidades ideais. Conheça os principais benefícios de utilizar a noz moscada:

1 – Digestivo – para quem tem problemas com a digestão dos alimentos, o óleo da noz moscada é uma boa alternativa, pois ele diminui o excesso de gás no intestino e no estômago, aliviando a indigestão e aumentando o apetite.

2 – Alívio de dores – o óleo da noz moscada também é um ótimo tratamento para quem sente dores nos músculos e nas articulações. Para o alívio das dores de reumatismo, artrite e lumbago, basta esfregar um pouco do óleo sobre a parte afetada. Além de reduzir a dor, o óleo ainda reduz o inchaço das articulações.

3 – Tônico cerebral – um dos grandes benefícios da noz moscada é o estímulo no cérebro, garantindo o alívio do estresse, da fadiga e removendo o esgotamento cerebral. Dessa forma, a noz moscada pode ser um bom tratamento para pessoas com depressão e ansiedade, pois melhora as capacidades de relaxamento e concentração.

4 – Mau hálito – além de todos os atributos, a noz moscada ainda serve para combater as bactérias que causam o mau hálito, servindo também para tratar problemas de gengiva e dor de dente.

5 – Pele – a noz moscada também atua como um poderoso cosmético, contribuindo para uma pele muito mais macia e saudável. Para isso, basta misturar o pó da noz moscada com mel e aplicar no rosto. A mistura é ideal para remover marcas de acnes.

6 – Desintoxicação de fígado e rins – como todo mundo sabe, todas as pessoas são submetidas à poluição e contaminações diariamente. O acúmulo dessas toxinas no corpo pode causar problemas sérios de saúde. Por isso, a noz moscada atua como um poderoso desintoxicante do fígado e dos rins, órgãos que mais acumulam toxinas.

7 – Alívio da TPM – para as mulheres que sofrem com as cólicas menstruais, as mudanças constantes de humor, o estresse e até a depressão durante o período menstrual, a noz moscada pode ser um importante remédio.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024