Noz Moscada


A noz moscada é uma semente seca, com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, que tem a sua origem na Indonésia, mas que atualmente já conquistou o mundo inteiro. Muito utilizada atualmente como condimento para preparar alimentos, a noz moscada é resultante do fruto da árvore chamada Myristica fragans, mais conhecida como Moscadeira. A árvore tem porte grande, podendo alcançar de 10 a 15 metros de altura e é cultivada nas regiões de clima tropical úmido em todo o mundo. Enquanto os frutos são aproveitados para produzir noz moscada a madeira da árvore da Moscadeira é bastante utilizada para fabricar móveis, por conta do seu tamanho e resistência.
noz-moscada

No entanto, não foi sempre que a fabricação de Noz Moscada começou em todo o mundo. Até o início do século XIX, a única fonte de noz moscada se encontrava na Indonésia, mais especificamente nas ilhas chamadas Banda das Molucas. Sendo uma das especiarias mais valorizadas no tempo dos romanos, a noz moscada era utilizada como especiaria na cozinha, para o preparo de alimentos, e também na medicina, uma vez que, nas quantidades certas, ela pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Noz Moscada: para que serve e qual o seu sabor

A noz moscada é utilizada na culinária para realçar o sabor dos alimentos. Ela é uma semente seca e dura, que precisa ser moída ou ralada para ser usada. A maioria das pessoas prefere moer ou ralar apenas na hora de preparar os alimentos, uma vez que o seu aroma e sabor ficam mais evidentes do que quando é guardada já nessas condições.

O sabor da noz moscada lembra bastante uma mistura de canela com pimenta do reino, com um toque bem mais leve, sendo quase que imperceptível. O condimento tem também um caráter adstringente, que é o que garante o realce do sabor. Por isso, ela costuma ser mais utilizada em pratos salgados do que doces, mas há quem a coloque também nas sobremesas.

A noz moscada é elemento fundamental no preparo de carnes mais leves, de sabor suave, e também no preparo de purês, dando um toque característico e realçado. Por acentuar o sabor do alimento em que é colocada, não se recomenda que seja usada para preparar carnes com gosto forte, pois pode deixar o alimento sem condições de consumo.

A composição da semente de noz moscada varia entre compostos nitrogenados, água, óleos essenciais, gorduras, celulose, amido e cinzas. Dentro dos óleos essenciais, está um componente chamado “Myristicina”, que pode ser um pouco perigoso quando ingerido em grandes quantidades. Esse elemento atua como alucinógeno, sendo tóxico e causando alucinações quando é consumido em quantidades maiores.

Benefícios da noz moscada

Além de ser um poderoso condimento culinário, a noz moscada já é utilizada desde o tempo do seu surgimento como um auxiliador da medicina. Isso porque ela traz uma série de benefícios para a saúde quando consumida nas quantidades ideais. Conheça os principais benefícios de utilizar a noz moscada:

1 – Digestivo – para quem tem problemas com a digestão dos alimentos, o óleo da noz moscada é uma boa alternativa, pois ele diminui o excesso de gás no intestino e no estômago, aliviando a indigestão e aumentando o apetite.

2 – Alívio de dores – o óleo da noz moscada também é um ótimo tratamento para quem sente dores nos músculos e nas articulações. Para o alívio das dores de reumatismo, artrite e lumbago, basta esfregar um pouco do óleo sobre a parte afetada. Além de reduzir a dor, o óleo ainda reduz o inchaço das articulações.

3 – Tônico cerebral – um dos grandes benefícios da noz moscada é o estímulo no cérebro, garantindo o alívio do estresse, da fadiga e removendo o esgotamento cerebral. Dessa forma, a noz moscada pode ser um bom tratamento para pessoas com depressão e ansiedade, pois melhora as capacidades de relaxamento e concentração.

4 – Mau hálito – além de todos os atributos, a noz moscada ainda serve para combater as bactérias que causam o mau hálito, servindo também para tratar problemas de gengiva e dor de dente.

5 – Pele – a noz moscada também atua como um poderoso cosmético, contribuindo para uma pele muito mais macia e saudável. Para isso, basta misturar o pó da noz moscada com mel e aplicar no rosto. A mistura é ideal para remover marcas de acnes.

6 – Desintoxicação de fígado e rins – como todo mundo sabe, todas as pessoas são submetidas à poluição e contaminações diariamente. O acúmulo dessas toxinas no corpo pode causar problemas sérios de saúde. Por isso, a noz moscada atua como um poderoso desintoxicante do fígado e dos rins, órgãos que mais acumulam toxinas.

7 – Alívio da TPM – para as mulheres que sofrem com as cólicas menstruais, as mudanças constantes de humor, o estresse e até a depressão durante o período menstrual, a noz moscada pode ser um importante remédio.