Categorias Biologia

Parasitoses Humanas: Protozooses, Amebíase, Doença de Chagas e Malária

As protozooses são tipos de doença causadas por protozoários. Seres vivos unicelulares e eucariontes são comumente encontrados em água doce, mas há tipos que habitam lodos e solo úmido, assim como água salgada. Nem todos os protozoários são parasitas e causadores de doenças em homens e animais.

Para saber melhor sobre tratamento e prevenção das parasitoses humanas causadas pelos protozoários, é preciso conhecer melhor esses organismos e o que eles podem causar à saúde. Dentre as doenças mais comuns e graves causadas por eles estão a amebíase, doença de chagas e malária.

As protozooses mais comuns
A malária é uma das doenças mais graves, mais comuns em regiões de matas e florestas. Transmitido pela picada de um mosquito fêmea Anopheles, conhecido popularmente como mosquito-prego, o protozoário parasita entra na circulação sanguínea da vítima, até chegar ao fígado, onde ele se reproduz.

A pessoa contaminada por malária apresenta febre intermitente, calafrios, forte dor de cabeça, dores nas articulações, anemia, convulsões, transpiração e enjôos. A doença pode evoluir para embolia pulmonar, acidose metabólica, pneumonia, anemia grave e até mesmo levar o paciente à morte. O diagnóstico é confirmado por exame de sangue.

Como as picadas são mais frequentes à noite, as principais prevenções são direcionadas para a hora de dormir. Mas, a mais importante ação contra a malária é o ataque aos criadouros do mosquito e o uso constante de repelentes.

Já a Doença de Chagas é transmitida por um inseto conhecido como “barbeiro”. Após a picada, ele introduz o protozoário Trypanosoma cruzi na circulação sanguínea e vasos linfáticos, que retardam o sistema imunológico. Também pode ser transmitido através da ingestão de alimentos contaminados, transfusão de sangue, na gestação e transplante de órgãos.

Comum em regiões mais pobres, a doença pode ser classificada em aguda ou crônica, podendo permanecer no indivíduo por muitos anos. No começo do desenvolvimento do parasita no corpo, não há sintomas, eles só surgem quando a doença começa a atingir maiores dimensões. O paciente apresenta perda de apetite, vômito, diarreia, dor de cabeça e no corpo, febre, assim como aumento de órgãos como fígado e baço. Pode ocorrer também uma miocardite ou meningoencefalite.

A amebíase é uma doença bastante comum e transmitida pela ingestão do protozoário Entamoeba histolytica, quase sempre através da água. Geralmente não apresenta sintomas, mas pode levar o paciente a forte diarreia, vômito, febre e eventuais alterações cutâneas. Esse tipo de parasita fica localizado no intestino.

This post was last modified on 31 de março de 2015 14:57

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024