Categorias Biologia

Prebióticos

Existe diversos tipos de alimentos que podem colaborar com a boa saúde do organismo e que possuem funções benéficas para a saúde de uma pessoa. Um desses alimentos é o Pré-bióticos, que podem ser caracterizados como fibras consideradas não-digeríveis em quaisquer etapas de um processo digestivo, sendo que essas fibras vão agir de forma eficaz no organismo de uma pessoa.

A eficiência dos pré-bióticos permite estimular o crescimento e, até mesmo, ativar o metabolismo de bactérias benéficas do trato intestinal. Essas bactérias benéficas são essenciais para manter a saúde do corpo, inibindo a proliferação de micro-organismo infecciosos que podem acarretar no surgimento de doenças. Com isso, as bactérias benéficas se multiplicam com maior facilidade.

Propriedades dos Pré-bióticos

A primeira vez que se ouviu falar das propriedades dos pré-bióticos foi no ano de 1995, através de Gibson & Roberfroid. Na ocasião, ambos utilizaram o termo para nomear alguns ingredientes nutricionais não digeríveis que possuem propriedades importantes para manter o organismo longe de bactérias infecciosas. Esses alimentos passam a beneficiar o hospedeiro devido às suas propriedades capazes de melhorar a saúde do hospedeiro.

As propriedades dos pré-bióticos permitem que sejam realizadas ações benéficas à saúde de forma com que todo o organismo tenha reações positivas graças ao estimulo de crescimento de espécies de bactérias consideradas benéficas. Com isso, as bactérias passam a atuar como um resíduo específico para ser usado pelas bactérias probióticas. As bactérias probióticas podem ser caracterizadas como as bactérias do bem, que irá melhorar de forma considerável o trânsito intestinal.

Para entender a diferença entre os probióticos e os pré-bióticos, é necessário entender que os probióticos funcionam como agentes fundamentais para diminuir a porcentagem de bactérias e micro-organismos que causam doenças. Na composição dos probióticos, é possível encontram micro-organismos vivos como o Latobacillus que, ao ser consumido, favorece a presença das bactérias saudáveis e benéficas.

As propriedades dos pré-bióticos fará com que as fibras agem para manter o organismo saudável prevenindo diversos problemas, como diarreias, constipações, entre outras coisas que podem prejudicar a saúde da pessoa. Além disso, vale destacar que as fibras possuem papel fundamental na absorção das gorduras, facilitando também na absorção de diferentes nutrientes como o zinco, ferro, cálcio e magnésio.

Os alimentos Pré-bióticos

Os alimentos pré-bióticos fazem parte da dieta diária de diversas pessoas, mas poucas delas sabem dos benefícios que esses alimentos podem atribuir ao organismo. No caso, os alimentos pré-bióticos possuem diversas características funcionais, que permitem à pessoa que os ingere a redução de forma considerável dos níveis de colesterol sérico e, até mesmo, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.

Existem diversas propriedades consideradas benéficas à saúde de uma pessoa e que envolvem o consumo diário dos alimentos pré-bióticos e probióticos. Além de todas as que já foram citadas, a pessoa pode contar com propriedades que permitem a redução do nível de osteoporose causada pelo aumento da absorção do cálcio, o aumento da produção de vitaminas, o estímulo do sistema imunológico e diversos outros.

As fibras que são consideras pré-bióticas possuem diversas propriedades importantes para garantir a saúde do organismo. Inclusive, existem diversas fibras que podem ser adaptadas à dieta diária de qualquer pessoa. O destaque fica por conta de suas reações logo quando são ingeridas, quando os pré-bióticos sofrem uma fermentação que permite a ação de propriedades benéficas à saúde, como o estímulo e crescimento dos micro-organismos que são produtores de ácidos lático, orgânicos e acético. Veja quais são as fibras pré-bióticas mais comuns, para adaptá-las ao cardápio diário:

– Uma fibra considerada pré-biótica que exerce papel importante no organismo é a inulina. Considerada um polissacarídeo da frutose, a fibra inulina exerce um papel fundamental na saúde das pessoas. Além disso, ela pode ser consumida de forma que auxilie outros fatores que possam envolver desde a prática contínua de exercícios de musculação, entre outros esportes. A inulina pode ser encontrada em alimentos como o Almeirão, Trigo, Chicória, Cebola, Alho e Alho Poró;

– Outra fibra importante é a pectina. Considerada um polissacarídeo ramificado, a pectina é uma espécie de componente natural das plantas e que é muito encontrado de forma abundante em frutas. Entre as suas propriedades, é possível destacar seus papeis de geleificante, estabilizante e espessante, que agem de forma positiva no organismo. A pectina pode ser encontrada em frutas cítricas e, até mesmo, em maçãs, cenoura, soja, ervilha, lentilha e farelo de aveia;

– E, por último, pode-se destacar as fibras chamadas de fruto-oligossacarídeos, que são representados pela sigla FOS. Essas fibras são consideras dietéticas, e são extraídas a partir da raiz da chicória. Os FOS agem diretamente no intestino, permitindo maior capacidade de promover o desenvolvimento de micro-organismos probióticos, que são benéficos para a flora intestinal, de forma que eles passam a intensificar seu crescimento. As fibras fruto-oligossacarídeos podem ser encontras em quantidades consideradas significativas a partir de manipulações.

This post was last modified on 25 de agosto de 2015 17:16

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024