Recursos Animais


Recursos

Recurso é qualquer elemento que sirva de meio para atender a uma necessidade ou ajudar a alcançar um determinado objetivo. Uma fábrica, por exemplo, precisa de matérias primas, recursos humanos, bens de produção e energia para alcançar seu propósito, que é produzir bens para serem utilizados pela sociedade.

Todos os elementos necessários a essa produção são recursos dos quais a fábrica se apropria, assim como os bens que ela produz são recursos para atender às necessidades do consumidor.

Deve-se ter, portanto, a percepção de que a visão de recurso está associada aquilo de que você pode se apropriar. Mesmo do oxigênio nos apropriamos, mesmo que em ciclos rápidos e passageiros por meio da respiração.

Recursos naturais

Os recursos naturais são aqueles elementos encontrados na natureza, dos quais o homem pode se apropriar para atender às suas necessidades ou auxiliar em seus projetos.

Uma casa de madeira é a apropriação de recursos naturais para a construção de abrigo. Ao comer uma banana, o homem está se apropriando de um recurso da natureza para matar a sua fome. Ao extrair um minério para fabricar utensílios, o homem está se apropriando de recursos naturais para produzir conforto, praticidade e eficiência.

Recursos animais

Se recurso é aquilo de que podemos nos apropriar, isso significa dizer que a ideia de recurso está associada a uma visão antropocêntrica de mundo.

Em outras palavras, na visão do homem, recurso é tudo aquilo de que ele pode se apropriar e que tem alguma utilidade para si. Por essa visão, a ideia de “recursos animais” é plenamente aceitável.

Sendo assim, recursos animais são os benefícios decorrentes da utilização desses para atender às diversas necessidades humanas. A principal delas, sem dúvida alguma, é a alimentação. A pecuária é o exemplo preciso de como o homem pode se apropriar dos recursos animais e até transformar seu modo de vida para obter itens importantes para a sua sobrevivência, como a carne, o leite e os ovos.

Além disso, animais são utilizados como cobaias em estudos científicos. Penas, couro, chifre, cartilagens e outros são usados na fabricação de bens e até de medicamentos. Outros animais são usados para carga e transporte.

Vale a pena reiterar que os animais só são recursos na visão do homem. Da mesma forma que uma presa só é um recurso na visão do predador.