Resumo Corpo Humano


O corpo humano é muito mais complexo do que você deve estar imaginando. Ele é composto por diferentes sistemas, órgãos, nervos, músculos, ossos e é claro, pela pele que o reveste. Além disso, são centenas de milhares de células, cada uma com sua função e formato pré-definidos. Neste artigo, confira um resumo sobre o corpo humano.

Resumo Corpo Humano

Células e tecidos do corpo humano

As células humanas contam com estruturas bem similares umas às outras. Elas são compostas por: citoplasma, membrana plasmática e núcleo.

As células do corpo humano podem variar:

  • Quanto ao tempo de vida (algumas células – como as ósseas, por exemplo – são renovadas depois de anos, enquanto as células da pele levam algo como 40 dias para serem alteradas);
  • Quanto ao tamanho;
  • Quanto ao formato (as células podem ser alongadas, estreladas, cilíndricas e assim por diante).

Cada tipo de célula desempenha uma diferente função no corpo humano. Enquanto a hemácia é a célula responsável por transportar oxigênio pelo corpo, a célula muscular atua na contração de músculos e a célula nervosa no recebimento de estímulos.

Tecidos

Os grupos de células idênticas formam, por sua vez, os tecidos. O corpo humano conta com quatro diferentes tecidos, sendo eles:

1. Tecido conjuntivo: o conjuntivo é o tecido responsável pelo preenchimento, sustento e transporte de substâncias pelo organismo. Ele é formado por elastina e colágeno.

2. Tecido epitelial: esse tecido tem como principais funções a sensibilidade da pele, o revestimento corporal e a secreção de componentes e substâncias.

3. Tecido nervoso: esse tecido é basicamente formado por células nervosas, também conhecidas como ‘neurônios’. Transmitir impulsos nervosos para o cérebro é a principal função deste tecido.

4. Tecido muscular: o tecido muscular, que pode ser dividido em esquelético, liso e cardíaco é composto por células responsáveis pela contração.

Órgãos e sistemas do corpo humano

A seguir, confira quais são os órgãos e sistemas que compõem o corpo humano.

Órgãos do corpo humano

  • Pele: a pele é o maior (e também mais pesado) órgão do corpo humano. Suas maiores funções são: revestimento, equilíbrio da temperatura corporal, estoque de nutrientes e proteção;
  • Estômago: em formato de ‘bolsa’ e localizado na região abdominal, o estômago é responsável pela digestão de proteínas, nutrientes e alimentos como um todo;
  • Esôfago: o esôfago é um órgão em formato de tubo. Sua função é levar o alimento da faringe para o estômago;
  • Faringe: também tubular, este órgão é o que conecta a região da garganta ao esôfago;
  • Intestinos: o corpo humano é formato por dois tipos de intestino, o intestino grosso e o intestino delgado. O grosso é responsável por eliminar resíduos sólidos e absorver água (sendo ele dividido em cólon, ceco e reto) enquanto o delgado atua na absorção de nutrientes (sendo dividido entre jejuno, duodeno e íleo);
  • Fígado: o fígado é o maior órgão do interior do corpo humano. Ele é responsável pela sintetização de gordura e pela filtragem/armazenamento de componentes e substâncias;
  • Pulmões: os pulmões são órgãos responsáveis pela oxigenação do sangue e eliminação do gás carbônico do organismo;
  • Laringe: este órgão, que está entre a traqueia e faringe, é considerado o ‘órgão da fala’;
  • Traqueia: em formato de tubo este órgão se responsabiliza pela umidificação, aquecimento e filtragem do ar;
  • Brônquios: são os órgãos responsáveis por levarem o ar respirado para os pulmões;
  • Tireoide: a tireoide consiste em uma das glândulas mais importantes do organismo. Ela é responsável pela fertilidade, crescimento, regulamento de ciclos menstruais, controle emocional e desenvolvimento do indivíduo em cada fase da vida;
  • Pâncreas: o pâncreas, por sua vez, é o órgão responsável pela produção hormonal e de sucos pancreáticos;
  • Coração: o coração é um órgão do tipo muscular responsável por bombear sangue venoso para os pulmões e sangue arterial para o resto do organismo;
  • Cérebro: o cérebro é o mais importante órgão do sistema nervoso. Ele atua na produção hormonal e no armazenamento, organização e transporte de informações.

Outros órgãos do corpo humano são: hipófise, paratireoides, suprarrenais, vasos sanguíneos, medula espinhal, cerebelo, bexiga e rins.

Já os órgãos do sistema reprodutor são:

  • Nas mulheres: útero, ovários, clitóris;
  • Nos homens: próstata, pênis, testículos.

Sistemas

O corpo humano é formato por 14 diferentes sistemas, sendo eles: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema sensorial, sistema excretor, sistema reprodutor, sistema muscular, sistema linfático, sistema respiratório, sistema nervoso, sistema endócrino, sistema urinário, sistema esquelético, sistema imunológico e sistema tegumentar.

Basicamente, cada sistema do corpo humano é formado por um conjunto de órgãos. O sistema cardiovascular, por exemplo, é formado pelo coração e vasos sanguíneos, enquanto o sistema nervoso é composto pelo cérebro, medula espinhal e cerebelo.

Organismo

Todas as células, tecidos, órgãos e sistemas compõem o que conhecemos como o organismo humano.