Categorias Biologia

Resumo Corpo Humano

O corpo humano é muito mais complexo do que você deve estar imaginando. Ele é composto por diferentes sistemas, órgãos, nervos, músculos, ossos e é claro, pela pele que o reveste. Além disso, são centenas de milhares de células, cada uma com sua função e formato pré-definidos. Neste artigo, confira um resumo sobre o corpo humano.

Células e tecidos do corpo humano

As células humanas contam com estruturas bem similares umas às outras. Elas são compostas por: citoplasma, membrana plasmática e núcleo.

As células do corpo humano podem variar:

  • Quanto ao tempo de vida (algumas células – como as ósseas, por exemplo – são renovadas depois de anos, enquanto as células da pele levam algo como 40 dias para serem alteradas);
  • Quanto ao tamanho;
  • Quanto ao formato (as células podem ser alongadas, estreladas, cilíndricas e assim por diante).

Cada tipo de célula desempenha uma diferente função no corpo humano. Enquanto a hemácia é a célula responsável por transportar oxigênio pelo corpo, a célula muscular atua na contração de músculos e a célula nervosa no recebimento de estímulos.

Tecidos

Os grupos de células idênticas formam, por sua vez, os tecidos. O corpo humano conta com quatro diferentes tecidos, sendo eles:

1. Tecido conjuntivo: o conjuntivo é o tecido responsável pelo preenchimento, sustento e transporte de substâncias pelo organismo. Ele é formado por elastina e colágeno.

2. Tecido epitelial: esse tecido tem como principais funções a sensibilidade da pele, o revestimento corporal e a secreção de componentes e substâncias.

3. Tecido nervoso: esse tecido é basicamente formado por células nervosas, também conhecidas como ‘neurônios’. Transmitir impulsos nervosos para o cérebro é a principal função deste tecido.

4. Tecido muscular: o tecido muscular, que pode ser dividido em esquelético, liso e cardíaco é composto por células responsáveis pela contração.

Órgãos e sistemas do corpo humano

A seguir, confira quais são os órgãos e sistemas que compõem o corpo humano.

Órgãos do corpo humano

  • Pele: a pele é o maior (e também mais pesado) órgão do corpo humano. Suas maiores funções são: revestimento, equilíbrio da temperatura corporal, estoque de nutrientes e proteção;
  • Estômago: em formato de ‘bolsa’ e localizado na região abdominal, o estômago é responsável pela digestão de proteínas, nutrientes e alimentos como um todo;
  • Esôfago: o esôfago é um órgão em formato de tubo. Sua função é levar o alimento da faringe para o estômago;
  • Faringe: também tubular, este órgão é o que conecta a região da garganta ao esôfago;
  • Intestinos: o corpo humano é formato por dois tipos de intestino, o intestino grosso e o intestino delgado. O grosso é responsável por eliminar resíduos sólidos e absorver água (sendo ele dividido em cólon, ceco e reto) enquanto o delgado atua na absorção de nutrientes (sendo dividido entre jejuno, duodeno e íleo);
  • Fígado: o fígado é o maior órgão do interior do corpo humano. Ele é responsável pela sintetização de gordura e pela filtragem/armazenamento de componentes e substâncias;
  • Pulmões: os pulmões são órgãos responsáveis pela oxigenação do sangue e eliminação do gás carbônico do organismo;
  • Laringe: este órgão, que está entre a traqueia e faringe, é considerado o ‘órgão da fala’;
  • Traqueia: em formato de tubo este órgão se responsabiliza pela umidificação, aquecimento e filtragem do ar;
  • Brônquios: são os órgãos responsáveis por levarem o ar respirado para os pulmões;
  • Tireoide: a tireoide consiste em uma das glândulas mais importantes do organismo. Ela é responsável pela fertilidade, crescimento, regulamento de ciclos menstruais, controle emocional e desenvolvimento do indivíduo em cada fase da vida;
  • Pâncreas: o pâncreas, por sua vez, é o órgão responsável pela produção hormonal e de sucos pancreáticos;
  • Coração: o coração é um órgão do tipo muscular responsável por bombear sangue venoso para os pulmões e sangue arterial para o resto do organismo;
  • Cérebro: o cérebro é o mais importante órgão do sistema nervoso. Ele atua na produção hormonal e no armazenamento, organização e transporte de informações.

Outros órgãos do corpo humano são: hipófise, paratireoides, suprarrenais, vasos sanguíneos, medula espinhal, cerebelo, bexiga e rins.

Já os órgãos do sistema reprodutor são:

  • Nas mulheres: útero, ovários, clitóris;
  • Nos homens: próstata, pênis, testículos.

Sistemas

O corpo humano é formato por 14 diferentes sistemas, sendo eles: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema sensorial, sistema excretor, sistema reprodutor, sistema muscular, sistema linfático, sistema respiratório, sistema nervoso, sistema endócrino, sistema urinário, sistema esquelético, sistema imunológico e sistema tegumentar.

Basicamente, cada sistema do corpo humano é formado por um conjunto de órgãos. O sistema cardiovascular, por exemplo, é formado pelo coração e vasos sanguíneos, enquanto o sistema nervoso é composto pelo cérebro, medula espinhal e cerebelo.

Organismo

Todas as células, tecidos, órgãos e sistemas compõem o que conhecemos como o organismo humano.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024