Categorias Biologia

Resumo da Fotossíntese

Você já ouviu falar de fotossíntese? Certamente que sim, afinal, esse é um termo bastante utilizado quando se trata de Biologia e é abordado muitas vezes até em documentários de televisão. No entanto, você sabe exatamente o que significa, qual é a importância e qual é o processo por meio do qual ela se realiza?

Leia abaixo um resumo sobre a fotossíntese e perceba, mais uma vez, o quanto a natureza é perfeita e cria seus próprios mecanismos que garantam a manutenção das mais diversas formas de vida. O processo é mais simples do que você espera, e muito mais importante do que você imagina!

Resumo da fotossíntese – definição e informações gerais

Sabemos que o reino vegetal, que é composto basicamente pelas plantas, é formado por organismos autótrofos. Mas o que significa dizer que um ser vivo é autótrofo? Significa que ele é capaz de produzir o seu próprio alimento, ou seja, não tem a necessidade de buscar a sua nutrição de fontes externas.

E a fotossíntese é exatamente isso: um processo por meio do qual as plantas produzem o seu próprio alimento a partir de elementos naturais presentes no ambiente em que vivem, como a luz solar, por exemplo. Durante a fotossíntese, de uma forma geral (as etapas do processo serão detalhadas logo mais), a planta vai extrair gás carbônico do ar e energia do sol.

Para qualquer ser vivo, a principal função da nutrição é oferecer fontes de energia para a manutenção dos processos vitais. Com as plantas, isso não é diferente, ou seja, por meio da fotossíntese, ela vai gerar energia. O nutriente principal que fornece essa energia é a glicose.

Portanto, podemos concluir que a partir do gás carbônico do ar e da energia solar, a planta é capaz de produzir glicose para se nutrir e obter energia.

E observe agora um fato curioso e interdisciplinar: é bem possível que você tenha estudado na disciplina de física ou de química, que não se cria energia “do nada”, na verdade, uma forma de energia é convertida em outra. É justamente isso que acontece durante o processo de fotossíntese, quando a energia luminosa que emana do sol é transformada em energia química pela planta, por meio de uma reação química, obviamente.

Lembra que no início desse resumo da fotossíntese foi mencionado que a fotossíntese tem uma importância muito maior do que a maioria das pessoas pode imaginar? Isso é verdade! Ao contrário do que muita gente pensa, esse processo não serve apenas para as plantas, já que se ele não existisse, é provável que não haveria nenhum tipo de vida no planeta!

É a partir da fotossíntese que tem início toda a cadeia alimentar e como se isso não bastasse, com ela as plantas liberam oxigênio para o meio ambiente, gás fundamental que nós utilizamos para respirar.

Por tudo isso, vale à pena entender melhor como acontece o processo fotossintético e valorizar ainda mais as plantas!

Resumo da fotossíntese – processo

Para realizar a fotossíntese, os seres vivos capazes de executar esse processo captam substâncias inorgânicas do ambiente em que vivem, como o gás carbônico (CO2) e a água (H20) e as convertem em uma substância orgânica, que é basicamente a glicose (C6H12O6)

A reação química que representa o processo de fotossíntese é a seguinte:

6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

Agora você deve estar se perguntando: mas onde entra a luz solar que foi tão mencionada no início do texto? Qual é a importância real dela? Ora, isso é muito simples: a energia necessária para que essa reação toda possa acontecer é a que vem da luz, ou mais especificamente, a que vem do sol!

E não é só isso, além da luz solar, é preciso salientar que a reação de fotossíntese acontece nos chamados cloroplastos, que são organelas presentes no mesófilo foliar. A clorofila e os carotenoides são pigmentos também presentes nas células e que estão diretamente envolvidos com os processos fotossintéticos, já que são eles que absorvem a luz solar.

Existem alguns fatores que funcionam como limitadores da fotossíntese, sendo que os principais são a temperatura, concentração de gás carbônico e a intensidade luminosa. Na realidade, nenhum dos dois pode estar em falta ou em excesso, existe uma faixa ideal de luz e de temperatura para que a fotossíntese possa acontecer com o maior desempenho e aproveitamento possível.

Perceba que durante a fotossíntese, o ser fotossintetizante vai absorver gás carbônico presente no ar e devolver gás oxigênio. É por isso que é comum afirmar que as plantas renovam o ar atmosférico, porque é exatamente isso o que elas fazem, na verdade, é uma consequência da sua autotrofia. Também é por isso que se considera a Amazônia como o “pulmão do mundo”.

Durante a noite, por exemplo, quando as plantas não fazem fotossíntese, respiram normalmente.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024