Categorias História do Brasil

Resumo da Ditadura no Brasil

Diversos países ao redor do mundo passaram por um período de governo ditatorial e com o Brasil não foi diferente. A Ditadura Militar por aqui foi um regime que vigorou do ano de 1964 até 1985, marcado pela truculência, tortura e por outras características muito peculiares. Não é à toa que deixa suas cicatrizes até hoje, especialmente nas pessoas cujos ascendentes foram vítimas da violência institucionalizada.

Vamos ver agora um resumo da Ditadura no Brasil, para compreender melhor o contexto em que ela se desenvolveu, como teve início e fim e quais foram as suas características mais emblemáticas.

Resumo da Ditadura no Brasil – história e contexto de surgimento

A Ditadura é o período em que o país foi governado pelos militares e que teve início a partir do famoso “Golpe de 64”, ou seja, um golpe de estado que tirou o então presidente João Goulart (mais conhecido como Jango) do poder e colocou em seu lugar o General Castello Branco. É comum ouvirmos falar em “Revolução de 64”, mas o nome mais correto para o que aconteceu é “golpe”, porque normalmente a revolução parte da população, o que não foi o caso.

A data oficial de início da Ditadura Militar no Brasil é 1 de abril de 1964, no entanto, muitos acontecimentos que vieram antes disso foram decisivos para que o país passasse por esse regime. Vamos entender agora quais foram os antecedentes históricos do período ditatorial e que culminaram nele.

No ano de 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou e em seu lugar assumiu o vice João Goulart. Mas na ocasião da renúncia, Jango, que era tido como um simpatizante do comunismo, estava realizando uma visita oficial à China, que era um país comunista. Isso já gerou um clima de tensão e medo por parte dos Estados Unidos e das camadas brasileiras mais conservadoras de que o país sofresse um golpe comunista.

Uma das grandes características do governo de Jango foi a abertura dada a alguns setores, como os estudantes, trabalhadores e organizações civis populares. Isso só fez com que a “ameaça comunista” se intensificasse, incomodando banqueiros, a Igreja Católica, os militares, empresários e a população de classe média e alta.

Aliado a esses fatores, o país estava passando por um período em que o custo de vida estava alto e Jango tinha algumas características bem populistas.

No dia 13 de março de 1964, o presidente realizou um grande comício no Rio de Janeiro, na Central do Brasil, em que o principal foco do seu discurso foi a defesa das reformas de base, que modificariam a estrutura agrária, econômica e educacional do país. Foi praticamente o estopim, já que os segmentos de direita acreditava que essas medidas prometidas por Jango eram essencialmente comunistas.

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi um movimento realizado em São Paulo pelas camadas conservadoras, em repudio às reformas de base e ao governo de um modo geral.

Em 31 de março de 1964, as tropas militares de Minas e São Paulo saíram às ruas. Jango foi para o Uruguai, temendo uma guerra civil. Então, no dia seguinte, oficialmente teve início a Ditadura Militar. Os presidentes do período foram: Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.

Resumo da Ditadura no Brasil – características

As principais características do período foram:

• Estabelecimento dos Atos Institucionais (AI) que legitimavam os excessos de poder dos militares. O mais violento deles foi o AI – 5;

• Repressão de todo e qualquer movimento social que manifestasse oposição ao governo vigente;

• Censura aos meios de comunicação. A mídia não podia veicular absolutamente nada que contrariasse o regime de alguma forma, por isso, censores eram distribuídos pelos locais de produção de notícias, para evitar a divulgação de qualquer coisa que os militares não desejassem;

• Censura aos artistas. Músicos, pintores, atores e outros artistas também não podiam expressar a sua insatisfação com o governo por meio de suas obras, de modo que eles também enfrentavam a censura. Muitos deles tentavam “enganar” os censores, ou seja, fazendo suas críticas de maneira disfarçada, é o caso de Chico Buarque com a música “Cálice” e Roberto Carlos com “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”;

• Uso de métodos violentos para reprimir os que se opunham ao regime, inclusive a censura. Muitos estudantes, jornalistas, artistas e outras pessoas eram presas por manifestar a sua insatisfação e nas prisões eram submetidas a tortura física e psicológica de todo o tipo;

• Os movimentos de guerrilha que também se opunham ao governo eram enfrentados por tropas militares;

• Foi implantado o bipartidarismo, os dois partidos existentes eram o ARENA, do governo, e o MDB, que fazia oposição mas também era controlado.

A redemocratização do país começou no governo de Geisel e continuou no de Figueiredo. O pluripartidarismo retornou
em 1979 e em 1984 ocorreu o Movimento Diretas Já. Esse pequeno resumo da Ditadura no Brasil deve ser uma demonstração de algo que jamais pode acontecer novamente.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023