Categorias Biologia

Resumo DNA

DNA significa ácido desoxirribonucleico (por isso, também é chamado de ADN em português) e é um aglomerado de moléculas que contém nossa informação genética. Em resumo, o DNA permite que os seres vivos transmitam suas características para seus descendentes.

O que é o DNA:

  • Trata-se de um ácido nucleico que é encontrado em todas as células nucleadas, em seus núcleos;
  • A função do DNA é codificar todas as nossas proteínas, assim, carrega a informação criptografada de como produzir tais proteínas;
  • Possui estrutura de dupla hélice;
  • O DNA é a maior macromolécula celular e se forma com a união de nucleotídeos, compostos químicos que funcionam como uma espécie de alfabeto do DNA;
  • A formação do DNA é possível devido a uma ligação entre o açúcar e o fosfato e uma base nitrogenada, através de pontos de hidrogênio.

3 substâncias são responsáveis por formar o nucleotídeo:

  • Base nitrogenada: pode ser adenina, guanina, timina ou citosina, essas quatro bases são complementares e possuem Adenina–Timina e Guanina–Citosina como ligantes no DNA;
  • Um glicídio do grupo das pentoses, ou seja, desoxirribose, no caso do DNA;
  • Um grupamento fosfato.

A organização dos nucleotídeos se dá pelas ligações que possibilitam que se formem duas fitas torcidas e unidas entre si através de ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) entre suas bases nitrogenadas. Por isso, se diz que o DNA tem a estrutura de dupla hélice.

Essa estrutura foi descoberta por Watson e Crick em 1953, levando-os a receber, em 1962, o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia.

Além do DNA, existe também o RNA, outro tipo de ácido nucleico, que tem uma pequena diferenciação do DNA. Entretanto, essa pequena diferença é bastante significativa. Enquanto o DNA tem dois filamentos (que formam a espiral), o RNA possui apenas um. Eles também podem se localizar em partes diferentes das células.

Resumo DNA: funções e curiosidades

As principais funções do DNA são:

• Responsável por controlar e comandar as funções celulares.

• Responsável por produzir proteínas, sendo importante em toda a formação e funcionamento de um ser vivo.

• As funções das proteínas são variadas, algumas das principais são: anticorpos (protegem o corpo contra doenças), toxinas, enzimas (fazem as reações químicas no organismo) e proteínas de transporte (carregam substâncias, como o oxigênio no sangue).

• Qualquer alteração na formação do DNA pode ter grandes consequências, resultando em mutações, mudanças e até na formação de um ser vivo.

• A destruição do DNA causa a morte celular, podendo causar morte do ser, se ocorrer em grandes proporções.

• O DNA também é responsável pela hereditariedade, ou seja, por transmitir características herdáveis, entre uma geração e outra, pois durante a divisão celular o material genético de uma célula é passado à célula-filha, em parte (meiose) ou por completo (mitose). A hereditariedade é crucial para a história evolutiva, já que é ela que torna possível que se passe as vantagens genéticas para a prole.

O DNA continua a ser estudado. Um bom exemplo de estudo sobre DNA que pode revolucionar a vida é o “Projeto Genoma”, que tinha como objetivo mapear o DNA. Em 2003, ele foi responsável por anunciar 99% da sequência do genoma humano, apresentando 99% de precisão. Tal estudo também buscava, através do mapeamento, conseguir fabricar tratamentos e remédios mais efetivos e personalizados, considerando a disposição genética de cada indivíduo.

Hoje em dia, através do mapeamento genético é possível descobrir, por exemplo, a probabilidade de uma pessoa desenvolver uma determinada doença.

Descoberta do DNA

O processo de descoberta do DNA foi bastante longo, tendo se estendido por décadas. Veja um resumo dos principais fatos de sua descoberta:

• O bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher foi quem descobriu o DNA, em 1869. Isso foi possível por meio de um estudo realizado com pus de feridas, onde foi analisado o núcleo de células oriundas dos glóbulos brancos. A escolha pelo pus se deu devido ao núcleo maior apresentado por essas células, que era mais fácil de isolar. Durante suas pesquisas, Miescher percebeu a presença de algo desconhecido e ácido, que apresentava altos níveis de fósforo e nitrogênio, mas pouco enxofre. Miescher deu o nome de nucleia a essa substância.

• Depois, em 1889, Richard Altmann comprovou que a nucleia era um ácido, chamando-o de ácido nucleico. Porém, por um longo período a importância dessa parte do núcleo se manteve desconhecida pela ciência.

• Foi só no ano de 1943 que Oswald Avery e sua equipe realizaram uma experiência em que o DNA de uma bactéria foi alterado. Através desse experimento, se percebeu que tais alterações tornavam possível que bactérias não infecciosas se tornassem infecciosas. Isso comprovou o papel do DNA como responsável por determinar as características do indivíduo.

• A estrutura do DNA foi descoberta apenas em 1953, por Francis Crick e James Watson.

• O termo ácido desoxirribonucleico só surgiu bem mais tarde, depois de outras pesquisas sobre o assunto.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023