Categorias Biologia

Resumo fisiologia humana

A Fisiologia Humana é uma área da biologia responsável por estudar o funcionamento do corpo humano, ou seja, a ciência estuda os processos que acontecem no organismo dos seres humanos. Esse estudo se dá desde que as células que formam os órgãos até os conjuntos dos órgãos e seus respectivos sistemas. O termo fisiologia tem origem nas palavras gregas “physis”, cujo significado é “natureza”, e “logos”, que tem como significado “conhecimento”. Como o próprio nome explica, a fisiologia estuda as funções multicelulares dos seres vivos.

Através do estudo da Fisiologia Humana, é possível entender os processos que ocorrem em nosso organismo e suas influências no funcionamento de outros sistemas e processos. Esses processos precisam trabalhar de forma sincronizada para garantir que o indivíduo seja saudável.

Os conceitos de anatomia (estuda e analisa as formas do corpo e as funções das estruturas do corpo) e fisiologia (estuda os processos internos do organismo) se completam e seus estudos aliados tornam possível entender como é o funcionamento complexo do corpo humano e das funções vitais do corpo.

Neste artigo, você verá um resumo da fisiologia humana e saberá mais a respeito dos principais sistemas que a compõe.

Resumo fisiologia humana: os principais sistemas

Veja abaixo um resumo sobre os principais sistemas da fisiologia humana:

• Sistema digestório: o sistema digestório dos seres humanos é fundamental para garantir que o corpo tenha energia e conta com boca e ânus, por isso é considerado completo. A digestão é a responsável por processar todo alimento que comemos. Ela é um processo mecânico e químico que quebra as moléculas dos nutrientes ingeridos. Ânus, reto, intestino grosso, intestino delgado, duodeno, estômago, esôfago, faringe e boca são os órgãos que participam desse processo, que se inicia já na boca e forma o bolo alimentar. A absorção de nutrientes, que posteriormente vão para a corrente sanguínea, acontece no intestino delgado. O que o corpo não aproveita acaba sendo eliminado pelo ânus na forma de fezes.

• Sistema excretor (ou urinário): sua função é remover os resíduos que se originaram com o metabolismo celular, isto é, remover as substâncias que são tóxicas para o organismo e também todas aquelas que não foram aproveitadas. Assim, a excreção elimina resíduos metabólicos do corpo, como ureia, ácido úrico e amônia.

Além de envolver hormônios (antidiurético e aldosterona, por exemplo), esse sistema envolve bexiga, uretra e rins. Em cada rim há milhares de néfrons, que são pequenas unidades funcionais, que contêm uma estrutura que se chama cápsula de Bowman. A reabsorção de moléculas e outras substâncias úteis, como glicose e água, também acontece nos néfrons. Através da veia renal, o sangue que foi filtrado deixa os rins, o que resta depois da filtração e da reabsorção recebe o nome de urina. A urina vai para a bexiga pelos uréteres e lá fica armazenada até ser transportada pela uretra para o meio externo.

• Sistema respiratório: o sistema respiratório dos humanos é pulmonar, sendo formado por pulmões e vias respiratórias, além de envolver músculos intercostais e diafragma. A respiração é um processo que realiza a inspiração e a expiração, iniciando com a inalação do ar atmosférico pelas narinas, que passa pelas fossas nasais, onde é filtrado e aquecido. Depois, o ar passa pela faringe, pela laringe e pela traqueia até chegar aos pulmões, onde passam pelos brônquios até atingir os bronquíolos, ramificações dos brônquios que vão até os alvéolos. A parede fina e coberta por capilares dos alvéolos faz as trocas gasosas entre o sangue circulante e o ar. O sistema nervoso central é quem controla os movimentos respiratórios.

• Sistema circulatório: esse sistema é fechado nos humanos, isso quer dizer que o sangue arterial (rico em O2) e o venoso (rico em CO2) não se misturam e o sangue circula apenas dentro de vasos. O processo de circulação se dá através do tecido sanguíneo – o coração coordena esse processo e o sangue circula por veias, capilares, vasos e artérias. O coração tem quatro cavidades (duas aurículas e dois ventrículos) e seus movimentos dão impulso ao sangue através do órgão e do corpo todo. Sístole é o nome dado ao movimento de contração do coração, enquanto a diástole é como se chama o seu relaxamento.

Outros sistemas fisiológicos presentes nos humanos

O corpo humano possui diversos sistemas, 12 deles são os principais, incluindo os sistemas digestório, respiratório, excretor e circulatório. Confira abaixo os outros sistemas principais que compõem a fisiologia humana:

  • Sistema Linfático (linfonodos, linfa, vasos linfáticos e órgãos linfoides);
  • Sistema Endócrino (glândulas endócrinas);
  • Sistema Nervoso (Sistema Nervoso Central);
  • Sistema Genital ou Reprodutor (difere em homens e mulheres, nos primeiros é composto por testículos e vias espermáticas, já nas mulheres é formado por vagina, útero, tubas uterinas e ovários);
  • Sistema Muscular (músculos);
  • Sistema Articular (articulações);
  • Sistema Esquelético (ossos e cartilagens); e
  • Sistema Tegumentar (pele e anexos).

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024