Categorias Biologia

Sangue, Plasma, Tecido Hematopoiético e Adiposo como Tipos de Tecido Animal

Considerado como um tecido conjuntivo, o sangue tem uma particularidade dos demais tecidos desse tipo: sua matriz não é secretada por suas células. Ele é dividido em duas partes: o plasma e os elementos figurados. O sangue contém o núcleo de ferro, que é chamado grupo heme. O núcleo se liga com uma molécula de oxigênio (O2), realizando o transporte do elemento, desde o pulmão até as células.

Plasma

O plasma, como foi apresentado, está na composição do sangue. Cerca de 55% do volume sanguíneo é composto pelo plasma. Ele contém sais, água, proteínas, além de substâncias que são transportadas: nutrientes, gases, enzimas, hormônios e produtos da excreção celular.

São considerados como proteínas plasmáticas: a albumina, o fibrinogênio e as globulinas, sendo a albumina a que se encontra em maior quantidade no plasma. Essa proteína tem um peso molecular considerável, que permite a retenção de água dentro dos vasos sanguíneos, por meio de osmose. É a albumina também a grande responsável pelo transporte das substâncias.

Tecido hematopoético

O tecido conjuntivo hematopoético é o que realiza a produção de células sanguíneas, esse processo recebe o nome de hematopoese. Existem dois tipos de tecido hematopoético: mieloide e linfoide.

O tecido hematopoiético mieloide se encontra dentro de alguns ossos, na medula óssea vermelha. É ele que produz as hemácias, as plaquetas e alguns tipos de leucócito.

O tecido hematopoiético linfoide tem a função de produzir linfócitos, um tipo de leucócito. Esse tecido é formado pelos linfonodos, que aparecem do terceiro mês de desenvolvimento embrionário.

Tecido adiposo

O tecido adiposo se caracteriza por possuir uma grande quantidade de adipócitos e uma pequena quantidade de fibras colágenas. Esse tecido se encontra abaixo da pele e ao redor de alguns órgãos. Tem a finalidade de cumprir o armazenamento de gordura (energia) e de isolamento térmico, além de proteger também contra impactos.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 16:08

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023