Sangue, Plasma, Tecido Hematopoiético e Adiposo como Tipos de Tecido Animal


Sangue, Plasma, Tecido Hematopoiético

Considerado como um tecido conjuntivo, o sangue tem uma particularidade dos demais tecidos desse tipo: sua matriz não é secretada por suas células. Ele é dividido em duas partes: o plasma e os elementos figurados. O sangue contém o núcleo de ferro, que é chamado grupo heme. O núcleo se liga com uma molécula de oxigênio (O2), realizando o transporte do elemento, desde o pulmão até as células.

Plasma

O plasma, como foi apresentado, está na composição do sangue. Cerca de 55% do volume sanguíneo é composto pelo plasma. Ele contém sais, água, proteínas, além de substâncias que são transportadas: nutrientes, gases, enzimas, hormônios e produtos da excreção celular.

São considerados como proteínas plasmáticas: a albumina, o fibrinogênio e as globulinas, sendo a albumina a que se encontra em maior quantidade no plasma. Essa proteína tem um peso molecular considerável, que permite a retenção de água dentro dos vasos sanguíneos, por meio de osmose. É a albumina também a grande responsável pelo transporte das substâncias.

Tecido hematopoético

O tecido conjuntivo hematopoético é o que realiza a produção de células sanguíneas, esse processo recebe o nome de hematopoese. Existem dois tipos de tecido hematopoético: mieloide e linfoide.

O tecido hematopoiético mieloide se encontra dentro de alguns ossos, na medula óssea vermelha. É ele que produz as hemácias, as plaquetas e alguns tipos de leucócito.

O tecido hematopoiético linfoide tem a função de produzir linfócitos, um tipo de leucócito. Esse tecido é formado pelos linfonodos, que aparecem do terceiro mês de desenvolvimento embrionário.

Tecido adiposo

O tecido adiposo se caracteriza por possuir uma grande quantidade de adipócitos e uma pequena quantidade de fibras colágenas. Esse tecido se encontra abaixo da pele e ao redor de alguns órgãos. Tem a finalidade de cumprir o armazenamento de gordura (energia) e de isolamento térmico, além de proteger também contra impactos.