Tipos de Tecido Animal: Conjuntivo, Cartilaginoso e Ósseo


Tipos de Tecido Animal

Os tecidos estão presentes em todos o corpo humano. São responsáveis por dar consistência e sustentação aos órgãos, à pele, aos vasos sanguíneos e às articulações ósseas.

Conheça quais são as categorias de tecidos.

Tecido conjuntivo

Os tecidos conjuntivos possuem diversas funções de acordo com suas características específicas e a região do corpo onde se localizam.
Trata-se de um tecido de conexão, com grande quantidade de matriz celular, fibras e células em sua composição. Fornece sustentação e preenche espaços entre os tecidos, tendo papel importante na nutrição dos mesmos.

O tipo de tecido conjuntivo é determinado pela composição da matriz e pela natureza das células presentes. A matriz extracelular pode ser gelatinosa, líquida, flexível ou rígida.

Quanto às suas propriedades, pode ser adiposo, cartilaginoso, sanguíneo e ósseo.

Os tecidos conjuntivos são fundamentais para unir os tecidos e dar estrutura aos órgãos. Possuem matriz extracelular abundante. É composta de uma parte gelatinosa (polissacarídeo hialuronato) e fibras proteicas: elásticas, colágenas e reticulares.

Dependendo da quantidade de matriz, pode ser frouxo ou denso. Os tecidos frouxos envolvem os órgãos e protegendo os vasos sanguíneos. Os tecidos densos, com grande quantidade de matriz extracelular, dão consistência à pele. Dotado de muitas fibras, é resistente a pressão e impactos mecânicos, sendo muito encontrado nos tendões.

Tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo rígido, cuja função é dar sustentação aos tecidos moles adjacentes. Ele reveste as superfícies das articulações, absorvendo choques mecânicos, sendo essencial na formação dos ossos e na proteção contra atrito.

Tecido ósseo

O tecido ósseo também é um tipo de tecido conjuntivo, que tem como principal função dar consistência ao esqueleto, ajudando na proteção aos órgãos e à medula óssea. Dá consistência e sustentação aos movimentos musculares, além de armazenar fosfato e cálcio, minerais importantes para o metabolismo.

Assim como os tecidos cartilaginosos, os tecidos ósseos são rígidos.