Categorias Biologia

Sistema Endócrino: Hipófise, Hormônios, Tireoide, Paratireóides, Supra-renais e Pâncreas

O sistema endócrino está relacionado às glândulas endócrinas do corpo humano. Essas estruturas são responsáveis pela produção e secreção de hormônios, substâncias compostas por proteínas, aminoácidos ou esteroides que são liberadas na corrente sanguínea e exercem um feito fisiológico específico em determinadas partes do organismo.

Hipófise
Conhecida também como glândula pituitária, a hipófise é considerada a principal estrutura desse sistema, já que seus hormônios também têm a função de regular o funcionamento de outras glândulas do corpo. Está localizada na base do cérebro e se conecta com o hipotálamo.

Ela é dividida em dois lobos. A adenoipófise é a porção responsável pela produção do chamado hormônio do crescimento (GH), da prolactina (que estimula a produção de leite nas glândulas mamárias) e de LH e FSH, substâncias que atuam no sistema reprodutor. Já a neuroipófise produz o hormônio antidiurético e a ocitocina, importante no momento do parto.

Outras glândulas importantes

– Tireoide
Localizada próximo à traqueia, essa glândula é responsável pela produção e regulação dos hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam o metabolismo, além de outras atividades fundamentais do organismo, como batimentos cardíacos, pressão sanguínea, tônus muscular e as funções sexuais. É importante salientar que a produção hormonal da tireoide é estimulada pelo TSH, liberado pela hipófise.

– Paratireoides
Essas quatro pequenas glândulas posicionadas atrás da tireoide sintetizam o paratormônio, responsável pelo controle da taxa de cálcio na corrente sanguínea.

– Suprarrenais
Elas estão localizadas acima dos rins e são envolvidas com tecido adiposo. Produz dois hormônios que são gerados a partir de situações de estresse, a adrenalina e o cortisol.

– Pâncreas
Essa pequena glândula situada atrás do estômago produz glucagon e insulina, dois hormônios essenciais para obtenção de energia. Depois de uma refeição, o nível de glicose no sangue aumenta, e pâncreas secreta insulina a fim de que essas moléculas de energia entrem nas células. Já nos momentos de jejum, a glândula libera o glucagon para atuar em um processo reverso: impedir que a pouca glicose disponível seja consumida.

This post was last modified on 31 de março de 2015 16:04

Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023