Categorias Biologia

Terceira Lei da Genética, Lei de Morgan e Ligação Fatorial

Terceira Lei da Genética, Lei de Morgan e Ligação Fatorial

Até o momento atual, a genética trabalhou com cruzamentos que compreendessem a separação independente de genes ou fatores. Portanto, essa segregação estava de acordo com os preceitos fundamentais da teoria mendeliana. Tal processo era viável na Segunda Lei pois o genes distribuíam-se de forma livre e se localizavam em cromossomos não-homólogos. Por sua vez, na Lei da Genética, a mesma observação não é possível porque os genes estão dispostos linearmente em um único cromossomo e estão separados por uma distância específica. Sendo assim, o fator dominante de determinada característica situa-se em um cromossomo enquanto o dominante de outro traço estabelece-se no cromossomo homólogo.

Na etapa da meiose, prófase I, dá-se o chamado crossing-over ou cruzamento cromossômico, encarregado da recombinação dos genes. Aqui, as cromátides-irmãs homólogas passam por rupturas e trocam os pedaços “quebrados” na meiose. Quando tratamos de dois pares gênicos que se encontram em ligação, instauram-se duas alternativas de distribuições dos cromossomos estudados:

• os genes dominantes acoplam-se em posição cis, ou seja, estão instalados em um mesmo cromossomo e disposto em uma distância determinada;

• na posição trans, os genes dominantes encontram-se em repulsão;

As quebras descritas acima estão diretamente vinculadas à distância que segrega os genes ligados. Nesse caso, quanto maior a distância, maior é a chance de haver fragmentações. Com base no modelo em questão, há chances maiores de uma quebra entre genes A e C, tendo em vista que a distância entre os dois é mais significativa do que entre genes A e B.

Ligação Fatorial Completa

Quando se tem uma ligação fatorial completa, não existe o cross-over. Por conseguinte, o duplo heterozigoto apenas gera dois tipos de gametas. Os indivíduos cis (AB/ab) ilustram com acontece a produção desses dois gametas mencionados;

Ligação Fatorial Incompleta

Já na ligação fatorial incompleta existe permuta, crossing-over ou recombinação. Por isso, a partir de um duplo heterozigoto cis (AB/ab) são originados quatro tipos de gametas, divididos entre parentais e recombinantes. Têm-se então a probabilidade de 1/4 para cada um desses gametas.

É importante observar que os gametas são iguais ao identificamos na Segunda Lei de Mendel – Mendel – (AB), (Ab), (aB) e (ab). A distinção principal está na nomenclatura: parentais -(AB) e (ab) – são gametas que permanecem com a mesma sequência linear de genes presentes nas células da linhagem germinativa; recombinantes – (Ab) e (aB) – contam com uma sequência permutada devido ao fenômeno de crossing-over.

Os dois métodos de ligação estruturados viabilizam a ocorrência de gametogênese e divisão meiótica. Portanto, cabe salientar que as células achadas nas gônadas que começam a divisão são chamadas de células da linhagem ou gônias (diploides ou 2n). E lembre-se: nem todas as células de linhagem germinativa que passa por divisão meiótica efetuam permuta ou crossing-over.

Diferenças entre o modelo de Mendel e a Lei de Morgan

As células terminativas que sobram executam uma ligação fatorial completa, sem passar pelo crossing-over. O que distingue Lei de Morgan e a Segregação Independente é que, segunda Morgan ou na Terceira Lei da Genética, a porcentagem dos gametas mostra-se diferente e relativa à distância que separa os genes em linkage. Em Mendel, no diibridismo, invariavelmente os gametas seguem os percentuais: (AB) = 25%, (ab) = 25%, (Ab) = 25% e (aB) = 25%.

This post was last modified on 31 de março de 2015 15:12

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023