Categorias Educação Física

Regras da Canoagem de Velocidade K-1, K-2 e K-3 de 500 e 1000 metros

Modalidade olímpica desde 1936, a Canoagem de Velocidade ou de Sprint tem como objetivo percorrer uma raia definida e sem obstáculos no menor tempo possível. Essa modalidade é a mais difundida e, em geral, disputada em canais artificiais com 2 km de extensão e em torno de 3 m de profundidade, divididos em nove balizas. As categorias K, correspondem à utilização de Caiaques, e podem ser disputadas tanto por homens ou mulheres, e variam de acordo com o número de tripulantes (K1, K2, K4). As distâncias para as provas masculinas em competição olímpica são de 200 m e de 1000 m, e as femininas de 200 m e 500 m. Nos campeonatos continentais e mundiais, acontecem ainda competições de 500 m.

Regras Gerais

No Brasil, as regras gerais são determinadas pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e nas categorias K1, K2 e K4 seguem normas internacionais, entre as quais destacamos as principais:

– competições nacionais devem ter ao menos a presença de um juiz oficial, ou seja, cadastrado pela CBCa.

– os eventos reconhecidos são nas categorias masculinas e femininas: K1 e K2 e K4 com as distâncias de 0,2 km (apenas categoria sênior), 0,5 Nm e 1 km.

– somente competidores filiados podem competir em provas nacionais.

– não são permitidas competições mistas, ou seja, mulheres e homens no mesmo barco.

– medidas e limitações das embarcações, segundo os padrões internacionais: K1 – 5,2 m de comprimento máximo, 0,51 m de largura mínima e 12 kg de peso mínimo. K2 – 6,5 m de comprimento máximo, 0,55 de largura mínima e 18 kg de peso mínimo. K4 – 11 m de comprimento máximo, 0,75 m de largura mínima e 30 kg de peso mínimo.

– embarcações, vestuário e acessórios podem possuir propaganda, palavras ou símbolos, ou ainda marcas registradas, desde que não excedam 20X5 cm nos barcos e 10,3 cm nos remos (numa só face), acessórios ou roupas dos atletas. Da mesma forma, o material publicitário não deverá interferir na identificação da equipe e do atleta e nem interferir de alguma maneira na performance e no resultado da prova. As equipes são as únicas responsáveis pelo seu equipamento e, havendo descumprimento das regras quanto à publicidade, o barco, atleta ou acessório serão impedidos de participar sem a adequação às mesmas.

– quanto à construção dos barcos, não há restrição quanto ao material utilizado, entretanto, os caiaques devem ser inteiriços e rígidos, com as seções transversais e longitudinais do casco sempre convexas. Nenhum tipo de material pode ser utilizado a fim de trazer alguma vantagem ao(s) competidor(es). Da mesma maneira, todo e qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico também não é permitido, incluídos nesta norma os monitores cardíacos ou de deformação do casco, velocímetros ou bombas elétricas para impulsão.

– no caso específico dos caiaques (K) é permitido o uso de lemes. Neste caso, a lâmina destes não deve ultrapassar a espessura de 10 mm, para os K1 e K2, e a de 12 mm para o K4.

Canoagem de Velocidade K-1, K-2 e K-3 de 500 e 1000 metros: controle dos barcos, raias e Retornos.

– Quanto ao controle dos barcos, o comprimento dos caiaques será medido da popa à proa, incluindo nessa medição bicos plásticos ou outras proteções. Os lemes que se caracterizem como continuação do casco do caiaque, não serão inclusos na medição. Quanto à boca do caiaque, essa será medida na sua porção mais larga e os materiais adicionados para proteção não constarão da medição. Feitas as medições regulamentares pré-prova, nenhuma alteração dimensional será permitida.

– não é permitido que nenhuma peça permaneça solta na embarcação. Todos os dispositivos permanentes ou definitivos, como apoios para joelhos e flutuadores que retenham água, devem ser totalmente secos antes da pesagem oficial da prova.

– nas raias em que existirem pontos de retorno, esses deverão ser demarcados por no mínimo 06 (seis bandeirolas) divididas na diagonal, nas cores amarelo e vermelho. As linhas de largada e de chegada serão marcadas com bandeiras vermelhas, nos pontos de intercessão com os limites externos das raias.

– a medição oficial e as marcas com as bandeiras, montadas em boias, deve ser feita com no mínimo 5 horas de antecedência ao horário marcado da prova. As raias terão no mínimo, 5 m livres, antes da linha de largada e tanto essa quanto a linha de chegada devem ser posicionadas em ângulo reto em relação às raias.

– os juízes de chegada devem estar posicionados o mais próximo possível da linha de chegada, que deve ter no mínimo, 45 metros de comprimento.

– para provas de até 1 km, a raia deverá ser reta e numa única direção. Já nas provas acima disso, serão permitidos pontos de retorno. Neste caso, o raio de cada virada ou cada retorno, deve ter no mínimo 40,5 m.

– as provas de 500 m podem contar com portões de largada.

This post was last modified on 17 de abril de 2015 12:38

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023