Categorias Educação Física

Regras da Natação estilo borboleta provas de 100 e 200 metros

Os registros mais antigos sobre a natação datam de sete mil anos atrás. O esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896. Outro ponto histórico para a natação foi a criação da Federação Internacional de Natação (FINA), fundada no ano de 1908. As competições nacionais são organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). No dia 8 de abril é comemorado o Dia da Natação.

A natação é um esporte que traz diversos benefícios para a saúde e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. O nado pode, inclusive, ser visto como uma forma de terapia para pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e para todos que buscam relaxar de rotinas estressantes. Uma pesquisa mostra que quem nada tem uma taxa de mortalidade 50% inferior a pessoas que correm ou que são sedentárias.

A natação reduz significativamente o risco de diabetes e ainda melhora o colesterol. Além disso, nada auxilia na perda de peso e na busca pelo corpo ideal.

Por trabalhar todas as partes do corpo e trazer inúmeros benefícios para o sistema respiratório, a natação é considerada por muito como o esporte mais saudável. Para entender as Regras da Natação estilo borboleta provas de 100 e 200 metros, antes precisamos conhecer os estilos de nado:

Nado livre = o atleta escolhe o estilo a ser usado e pode, ainda, combinar mais de uma opção. A maioria dos nadadores acaba escolhendo o nado crawl, que permite mais velocidade.

Nado de costas = é quase uma versão do nado crawl com as costas voltadas para o fundo da piscina.

Estilo Medley = modalidade que une quatro nados: costas, peito, borboleta e livre. Cada estilo é revezado por 100 metros e trocado em seguida.

Estilo peito = considerado o estilo mais lento na modalidade. Em uma tentativa de acelerar o nado de peito, foi criado o estilo borboleta.

Nado borboleta = opção que exige mais fisicamente. O nadador deve mover os braços sobre a cabeça e as pernas são mantidas unidas em movimentos constantes e simultâneos.

As provas de natação podem ser divididas em individuais e coletivas com revezamentos. A modalidade pode, também, ser parte do triatlo, junto ao ciclismo e à corrida.

As Regras da Natação estilo borboleta provas de 100 e 200 metros não são as únicas da modalidade, até mesmo a piscina deve seguir regras estabelecidas. Uma piscina oficial deve ter 30 metros de comprimento e 22,5 de largura. A profundidade vai de 1,35 a 2 metros. A piscina é dividia em oito raias, com espaços de 2,5 metros de largura para cada nadador.

Regras da Natação estilo borboleta provas de 100 e 200 metros:

A partir da primeira braçada, o corpo do atleta deve ser mantido sobre o peito. Os braços deve se mover de forma simultânea durante cada braçada. Pernada submersa na lateral é permitida, mas vale destacar que todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos.

O atleta deve encostar ambas as mãos abaixou ou no nível da superfície da água a cada virada e na chegada também. O nadador só pode permanecer submerso por até 15 metros, então sua cabeça deve quebrar a superfície. O nadador aproveita o momento em que seus braços se estendem, os ombros e a cabeça são levantados da água, e o atleta pode elevar o queixo e respirar.

Cada prova conta com um grupo de árbitros para observar o correto cumprimento das Regras da Natação estilo borboleta provas de 100 e 200 metros.

O árbitro geral é responsável pela competição e dá a palavra final. Já o juiz da partida é o responsável por dar o sinal de largada da prova. Para observar a prática correta de cada estilo de nado, os juízes de nado se posicionam na lateral da piscina.

Caso o atleta queria tirar os óculos ou a touca durante a prova, é preciso seguir algumas regras também. No nado livre, tal movimento pode ser realizado a qualquer momento sem risco de penalização. Numa prova de costas também, só é preciso observar a posição, caso vire para tirar os óculos ou a touca, o atleta pode ser desclassificado. É mais difícil conseguir retirar os óculos ou a touca em provas de nado peito e borboleta, devido à exigência de movimentação simultânea dos braços. O nadador pode aproveitar o momento da virada após uma volta.

Recordes

O Recorde masculino no nado borboleta de 100 metros é de Michael Phelps. O atleta, nascido nos Estados Unidos, marcou 49.82 segundos em agosto de 2009. O recorde feminino na mesma modalidade pertence a Dana Vollmer, também nascida nos Estados Unidos. A nadadora marcou 55.98 segundos em julho de 2012.

Michael Phelps também é recordista nos 200 metros, com 1:52.09, número conquistado em março de 2007. O recorde feminino é da chinesa Liu Zige, que marcou 2:01.81 em outubro de 2009.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023