Resumo das Regras do Voleibol
O voleibol foi criado em 1895 nos Estados Unidos pelo professor de educação física William G. Morgan. O esporte chegou ao Brasil somente em 1915 e se tornou um dos mais praticados no país. Neste resumo sobre asregras do voleibol será possível compreender como funciona este esporte.
O jogo de vôlei pode ser disputado em quadras abertas e fechadas. No voleibol de quadra, o jogo é disputado por duas equipes, compostas por seis jogadores cada. Cada grupo é coordenado por um técnico e possui outros seis jogadores reserva. O jogo acontece com a presença de dois árbitros, um anotador e quatro fiscais de linha.
A partida tem cinco sets, mas pode ser finalizada caso um dos times vença três sets. Cada set tem o mínimo de 25 pontos – a contagem só termina quando uma equipe ganha por uma diferença de dois pontos. Exemplo: Equipe A: 25 pontos x Equipe B: 23. Caso esta vantagem não seja alcançada, o set prossegue até que a diferença exigida seja alcançada por uma das equipes.
O ponto é obtido quando a bola toca o chão do campo adversário.
Resumo das regras do voleibol – Fundamentos
Antes de seguirmos para as regras do vôlei, vale mencionar que a quadra oficial possui 18 metros de comprimento e nove metros de largura. A divisão é feita por uma rede de 9,5 metros de comprimento e um metro de largura.
A rede é suspensa a uma altura de 2,43 metros para times masculinos e 2,24 metros para equipes femininas. A bola, principal elemento do vôlei, tem circunferência entre 65 e 67 centímetros de circunferência e peso entre 260 e 280 gramas.
Saque
Dá início à disputa de cada ponto. A bola deve ser lançada na quadra adversária. O jogador se posiciona atrás da linha de fundo de seu campo e bate na bola para que ela atravesse a rede. Se a equipe adversária não conseguir recepcionar a bola e ela tocar o chão, o ponto será computado para a equipe que sacou e ela ainda terá o direito de sacar novamente.
Recepção
É o movimento de defesa, também conhecido como passe, realizado para recepcionar a bola depois do saque da equipe adversária. A forma mais conhecida de passe é a manchete (união das mãos com braços esticados para receber a bola). Nesta etapa, o jogador deve evitar que a bola caia no chão e conduzi-la em condições favoráveis para o levantador.
Levantamento
É o movimento realizado antes do ataque, normalmente o segundo contato com a bola. É a preparação e o direcionamento da bola para o atacante. O jogador empurra a bola para cima com a ponta dos dedos para que ela alcance a altura necessária para o ataque.
Corte ou ataque
Nesta hora o jogador(a) dá uma forte batida na bola com o objetivo de desestruturar a equipe adversária para que ela não consiga fazer a recepção e a bola toque no chão. O corte só pode ser feito com uma das mãos (sempre com as palmas das mãos e nunca com socos) e é o último movimento antes da bola ir para o lado adversário.
Bloqueio
Parte importantíssima no jogo e uma das mais difíceis. Este é o movimento realizado após o corte. Um ou mais jogadores saltam próximo à rede para interromper a jogada do adversário e rebater a bola com as palmas das mãos.
Defesa
Movimento realizado quando a bola passa pelo bloqueio após o ataque da equipe adversária.
Resumo das regras do voleibol – Funções de cada jogador
Líbero
O líbero é o nosso defensor. Sua principal tarefa é lidar com os saques adversários e ajudar a proteger nossa quadra dos ataques.
Ele precisa ser bom em controlar a bola para que ela chegue ao levantador nas melhores condições possíveis.
Levantador
O levantador é o jogador que prepara a bola para o ataque.
Ele precisa ter um bom entendimento do jogo e habilidade para colocar a bola na posição certa, de modo que os atacantes possam ter a melhor oportunidade de marcar contra a equipe adversária.
Ponta
O ponta é um atacante versátil.
Ele precisa ter força e velocidade, além de ser habilidoso para atacar a bola tanto nas laterais da quadra quanto atrás da linha dos três metros.
Meio de rede
O meio de rede é um jogador que tem um papel importante tanto na defesa quanto no ataque.
Ele fica posicionado junto à rede, trabalhando para bloquear os ataques adversários e, ao mesmo tempo, atacando a bola quando tem a oportunidade.
Resumo das regras do voleibol – Normas
- – O início do jogo e de cada ponto acontece somente após o saque.
- – Após a autorização do árbitro, o jogador tem oito segundos para sacar a bola.
- – É aceita apenas uma tentativa de saque. Caso o jogador erre, o ponto e o direito de sacar passam para a equipe adversária.
- – É obrigatório fazer um rodízio de jogadores quando a equipe adversária sacar e perder o ponto.
- – Não é permitido aos jogadores de defesa atacar na área de ataque. E o bloqueio só pode ser feito por estes atletas quando a bola estiver em uma altura abaixo da borda superior da rede.
- – Cada time pode fazer apenas três movimentos seguidos e o bloqueio não conta como toque. É proibido um jogador tocar a bola duas vezes seguidas.
- – Quando a bola está no campo do grupo oponente, não é permitido fazer o ataque.
- – Durante o bloqueio, os atletas podem tocar a bola além da rede, porém sem interferir no ataque do oponente.
- – É considerada falta quando algum jogador toca a borda superior da rede.
- – Caso a bola tocar o chão fora da delimitação das linhas da quadra, os cabos, as antenas ou se passa pela área fora das antenas, a bola é considerada fora e o ponto é marcado para a equipe adversária.
Agora que você já sabe quais são as regras do voleibol, partiu quadra! Você também pode conferir como funciona as regras do handebol!
Mais informações no site da confederação de vôlei.