Categorias Filosofia

Construtivismo

O construtivismo é, antes de tudo, uma teoria da aprendizagem baseada na ideia de que o conhecimento é construído pelo conhecedor com base em seus processos mentais. Ou seja, os alunos são considerados organismos ativos em busca de significado.

O construtivismo baseia-se na premissa de que, refletindo sobre nossas experiências, construímos conscientemente nosso próprio entendimento do mundo em que vivemos. Cada um de nós gera as próprias “regras” e “modelos mentais”, que usamos para dar sentido às nossas experiências.

Principais fundamentos do construtivismo

Aprender é simplesmente o processo de ajustar nossos modelos mentais para acomodar novas experiências. As construções de significado podem inicialmente ter pouca relação com a realidade, mas se tornarão cada vez mais complexas, diferenciadas e realistas com o passar do tempo.

Os principais conceitos do construtivismo podem ser resumidos a seguir:

• O conhecimento é construído, não transmitido.
• O conhecimento prévio afeta o processo de aprendizagem.
• O entendimento inicial é local, não global.
• Construir estruturas de conhecimento úteis requer atividade esforçada e proposital.

Como o construtivismo afeta a aprendizagem

A teoria da aprendizagem construtivista não implica necessariamente que se deva seguir uma estratégia pedagógica “construtivista”. Em outras palavras, a maioria das pesquisas acredita que o conhecimento é construído, mas algumas não adotam um design instrucional que é rotulado de “construtivista”.

Normalmente, uma estratégia de ensino construtivista baseia-se na crença de que os alunos aprendem melhor quando adquirem conhecimento por meio da exploração e do aprendizado ativo. Materiais práticos são usados em vez de livros didáticos, e os alunos são encorajados a pensar e explicar seu raciocínio em vez de memorizar e recitar fatos. A educação é centrada em temas e conceitos e as conexões entre eles, ao invés de informações isoladas.

Sistemas de ensino

Sob a teoria do construtivismo, os educadores se concentram em fazer conexões entre os fatos e promover uma nova compreensão nos estudantes. Os instrutores adaptam suas estratégias de ensino às respostas dos alunos e incentivam os alunos a analisar, interpretar e prever informações. Os professores também dependem muito de perguntas abertas e promovem um amplo diálogo entre os alunos.

Avaliação

O construtivismo exige a eliminação de notas e testes padronizados. Em vez disso, a avaliação é parte do processo de aprendizagem, de modo que os alunos desempenhem um papel maior ao julgar seu próprio progresso.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Fatec (SP) 2025/2: resultado isenção e redução da taxa do vestibular

Está disponível o resultado dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição do…

12 de maio de 2025

Fuvest abre isenção de taxa do Vestibular 2026

Candidatos podem fazer a solicitação para realizar o Vestibular Fuvest 2026 de forma gratuita.

12 de maio de 2025

EspCEx 2025: inscrições foram prorrogadas

Confira as novas datas do vestibular da EspCEx 2025 e mais informações sobre o processo…

10 de maio de 2025

Faculdade de Medicina de Petrópolis abre inscrição para vestibular

Inscrições podem ser feitas até 24 de junho. Candidatos que queiram utilizar a nota do…

10 de maio de 2025

Dia das Mães: veja obras literárias sobre maternidade para estudar

Especialistas destacam obras literárias sobre maternidade para estudar que podem ser cobradas em provas de…

10 de maio de 2025

Langara College: como funciona bolsa de estudo internacional no Canadá

Entenda como funciona a bolsa de estudo internacional oferecida pela Langara College, no Canadá. Clique…

9 de maio de 2025