Categorias Filosofia

Construtivismo

O construtivismo é, antes de tudo, uma teoria da aprendizagem baseada na ideia de que o conhecimento é construído pelo conhecedor com base em seus processos mentais. Ou seja, os alunos são considerados organismos ativos em busca de significado.

O construtivismo baseia-se na premissa de que, refletindo sobre nossas experiências, construímos conscientemente nosso próprio entendimento do mundo em que vivemos. Cada um de nós gera as próprias “regras” e “modelos mentais”, que usamos para dar sentido às nossas experiências.

Principais fundamentos do construtivismo

Aprender é simplesmente o processo de ajustar nossos modelos mentais para acomodar novas experiências. As construções de significado podem inicialmente ter pouca relação com a realidade, mas se tornarão cada vez mais complexas, diferenciadas e realistas com o passar do tempo.

Os principais conceitos do construtivismo podem ser resumidos a seguir:

• O conhecimento é construído, não transmitido.
• O conhecimento prévio afeta o processo de aprendizagem.
• O entendimento inicial é local, não global.
• Construir estruturas de conhecimento úteis requer atividade esforçada e proposital.

Como o construtivismo afeta a aprendizagem

A teoria da aprendizagem construtivista não implica necessariamente que se deva seguir uma estratégia pedagógica “construtivista”. Em outras palavras, a maioria das pesquisas acredita que o conhecimento é construído, mas algumas não adotam um design instrucional que é rotulado de “construtivista”.

Normalmente, uma estratégia de ensino construtivista baseia-se na crença de que os alunos aprendem melhor quando adquirem conhecimento por meio da exploração e do aprendizado ativo. Materiais práticos são usados em vez de livros didáticos, e os alunos são encorajados a pensar e explicar seu raciocínio em vez de memorizar e recitar fatos. A educação é centrada em temas e conceitos e as conexões entre eles, ao invés de informações isoladas.

Sistemas de ensino

Sob a teoria do construtivismo, os educadores se concentram em fazer conexões entre os fatos e promover uma nova compreensão nos estudantes. Os instrutores adaptam suas estratégias de ensino às respostas dos alunos e incentivam os alunos a analisar, interpretar e prever informações. Os professores também dependem muito de perguntas abertas e promovem um amplo diálogo entre os alunos.

Avaliação

O construtivismo exige a eliminação de notas e testes padronizados. Em vez disso, a avaliação é parte do processo de aprendizagem, de modo que os alunos desempenhem um papel maior ao julgar seu próprio progresso.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023