O desenvolvimento infantil em qualquer de suas facetas sempre foi objeto de interesse e de estudos, mesmo que informais. A infância é o período mais curioso da vida de qualquer pessoa, pois é nela que se adquirem as características básicas para poder viver plenamente e em sociedade.
Dentre essas características, temos a linguagem e, consequentemente, a leitura e a escrita, a capacidade de processamento de informações, a capacidade de estabelecer laços, a capacidade de ter controle motor para andar e realizar outras tarefas cotidianas, dentre inúmeras outras.
Por estes motivos, o número de pesquisadores e teorias consagradas no campo da educação e desenvolvimento infantil são inúmeras, e mesmo que hoje algumas sejam consideradas ultrapassadas, cada uma tem seu devido valor e contribuiu em maior ou menor medida para que os estudos nesta área pudessem avançar.
Neste artigo, vamos voltar nossas atenções para o método de educação piagetiano, ou seja, o construtivismo. Mas antes de mais nada, vamos fazer uma pequena incursão na biografia de seu criador.
Jean William Fritz Piaget foi um suíço nascido na cidade de Neuchâtel, em 1896. Filho de um professor de línguas e literatura medieval e de uma das primeiras socialistas da Suíça, desde tenra idade já demonstrava interesse e habilidade para a ciência, tanto que seu primeiro artigo científico foi publicado quando tinha apenas 10 anos, e tratava sobre pássaros albinos.
O mais interessante na obra do autor é o início de sua carreira acadêmica, na qual ele se dedica ao estudo da biologia e da religião. Aliás, Henri Bergson, um importante filósofo francês, foi uma de suas primeiras influências e marca, em maior ou menor grau, toda sua obra.
Foi somente em 1918 que decidiu partir para o campo da psicologia, quando se mudou para Zurique e começou a estudar psicanálise. No entanto, esta primeira empreitada na mente humana não lhe agradou. Foi somente entre os anos de 1919 e 1921, em uma estadia em Paris, na qual trabalhou no Instituto Jean-Jacques Rousseau, que ele verdadeiramente tomou a psicologia como seu verdadeiro objeto de estudo, em detrimento da biologia.
A década de 30 se revelou ainda mais interessante e talvez a mais rica de toda sua carreira: nasceram seus três filhos, e, com eles, o intelectual pôde observar na prática e de muito perto os aspectos que antes só podia imaginar ou não tinha como comprovar.
Ao longo de sua carreira, atuou como professor de psicologia experimental e sociologia na Universidade de Lausenne, e também como professor de psicologia experimental na Universidade de Genebra.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil entender sua teoria, que veremos na sequência.
Quando falamos em Piaget, a primeira coisa que nos vem à mente é seu modelo de desenvolvimento infantil em 4 fases. Essas fases são assim divididas:
Em outras linhas, é possível deduzir que no modelo de educação de Piaget a inteligência nada mais é que uma adaptação biológica, que é construída à medida que o sujeito deixa para trás dificuldades e adquire novas competências e instrumentos, ou seja, é um processo de construção contínua visando o perfeito equilíbrio.
É por isso que se costuma dizer que Piaget é o pai do construtivismo, pois nesse método de aprendizagem o aluno é sempre estimulado a encontrar as respostas a partir de seu repertório de conhecimento e da interação com seus pares.
As principais contribuições ao método de educação em tela é que foi possível descobrir que a criança se insere gradualmente no mundo através da assimilação e acomodação; e que o que verdadeiramente importa no processo de aprendizagem é favorecer a atividade mental do aluno, e não apenas transferir conhecimento.
Apesar disso tudo, a teoria de Piaget não está livre de críticas, e a mais comum é aquela que versa sobre o papel secundário que dá ao meio social no processo de desenvolvimento da criança. Dessa maneira, apesar do desenvolvimento se dar através de estruturas internas e contextos externos, o meio social é considerado apenas como uma interferência.
Apesar de válida, esta crítica não tira o brilhantismo e importância que a teoria de Piaget tem e continua a ter em práticas pedagógicas e no estudo do desenvolvimento infantil.
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