Categorias Filosofia

O Enredo de Marx e Engels

No período da Revolução Industrial, um fator destacável foi em relação à análise dos modelos de produção capitalista, sendo ela realizada por meio da teoria de Karl Marx, chamada de socialismo científico.

Porém, Marx só se tornou verdadeiramente conhecido e famoso quando a sua obra ‘Manifesto do Partido Comunista’ foi publicada, no ano de 1848. O livro foi escrito em parceria com Friedrich Engels.

Qual era o ideal de Marx e Engels?

O enredo de Marx e Engels tinha como base uma crítica ao sistema capitalista. Porém, ambos sabiam que não bastava analisar e criticar, mas a única forma possível para que tal modelo fosse abolido, seria no caso da criação de uma nova organização da sociedade, capaz de substituí-lo.

Dessa forma, ambos se juntaram e propuseram, por meio da obra, um novo modelo de organização política e econômica social, uma vez que consideravam o capitalismo um sistema dotado de grandes injustiças para a sociedade e somente reformulá-lo não seria o suficiente para que a igualdade pudesse ser alcançada em sua integridade.

Os principais pontos que compuseram o enredo de Marx e Engels foram:

• O modelo de produção capitalista foi algo criado em um determinado período histórico e social, conforme os pensamentos de ambos os alemães. Dessa forma, na sua origem eles já puderam estabelecer e, com a obra, visavam também o final histórico.

• Para os pensadores dessa época, o modelo de produção capitalista só chegaria ao fim quando a classe operária alcançasse a liderança dos poderes, tanto políticos como econômicos. Tal meta seria possível por meio de um processo totalmente revolucionário, em que uma ditadura de proletariado seria instaurada.

• Segundo o enredo de Marx e Engels, quando o capitalismo fosse mais maduro, ele apresentaria uma tendência de concentração de renda. Dessa forma, a geração de monopólios seria mais frequente, eliminando de vez a concorrência em um mesmo setor.

• A concentração do capitalismo tinha como base principalmente a exploração trabalhista e a exploração das propriedades privadas. A miséria dos funcionários desse sistema, como operários e demais trabalhadores, no caso, era “proporcional” à própria concentração do monopólio de renda.

Para Engels e Marx, todas as transformações relacionadas com esse modelo de produção eram determinadas por leis de caráter histórico, sendo elas fruto da própria criação e crescimento das forças produtivas com o passar do tempo.

Por isso, a defesa de ambos os alemães era de que a classe operária, ou seja, os trabalhadores como um todo deveriam se reunir para criar uma grande e única revolução. Seria por meio da paralisação e do ‘basta’ deles que uma nova organização socioeconômica e política poderia nascer, e possivelmente, se instalar, tirando o capitalismo do poder.

Processo revolucionário

E com base no enredo de Marx e Engels, o processo revolucionário deveria passar por duas etapas antes de consolidação por completo, sendo elas:

1. Fase socialista

A fase socialista seria a primeira a ser implantada, logo depois da retirada do capitalismo do poder. Sendo assim, logo que a classe trabalhadora conseguisse entrar no poder, a criação de um Estado proletário deveria ser a primeira tarefa fundamental, com base nos pensamentos de Marx e Engels.

Vale lembrar que, durante a fase socialista imposta pelos dois pensadores, a cultura dos operários ainda teria como base os próprios valores capitalistas. Neste sentido, Marx e Engels mantinham a dúvida: será que receber apenas um salário para trabalhar o mês todo é verdadeiramente o suficiente para suprir com minhas necessidades?

A fase socialista era composta por fatores tais como:

• Ditadura do proletariado, que causaria o grande caos da revolução;

• Um possível estado de caráter burocrático;

• Propriedade tanto coletiva como estatal;

• Definição de planos econômicos;

• A base para a fase socialista, no caso, seria: “cada um de acordo com o seu trabalho”, sendo ele baseado em preceitos mais individualistas.

2. Fase comunista

Já a fase comunista é aquela que seria implantada depois do fim da etapa anterior, no caso, a socialista. Quando o Estado desaparecesse por completo, o novo sistema tanto político como econômico estabeleceria as bases comunistas mundiais que Marx e Engels sonhavam: novos valores, tanto sociais como culturais surgiriam neste período e a remuneração teria como base as necessidades individuais de cada indivíduo, criando uma sociedade igualitária em que não houvesse qualquer tipo de diferença entre classes sociais.

Neste caso, a fase comunista que o enredo de Marx e Engels defendia era composta por premissas como:

• Criação de um sistema mundial e benéfico para todos;

• Definição de propriedades sociais através de meios de produção;

• Desaparecimento completo do Estado, que neste caso, já não governaria mais;

• Igualdade para todos, o que faria com que o mundo não tivesse nenhum tipo de desigualdade social, política, econômica ou qualquer outra. Todos os trabalhadores seriam iguais e receberiam os mesmos direitos, suprindo com suas necessidades tanto individuais como também as familiares.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023