Categorias Filosofia

O Iluminismo: Surgimento

Surgido na Europa durante o Século XVIII, o Iluminismo é considerado um movimento intelectual que defendia o uso da razão, acima de tudo. Para os Iluministas, criadores e adeptos do movimento, só por meio do uso da razão era possível se ter liberdade e autonomia.

O Iluminismo é considerado por muitos estudiosos um movimento global, ou seja, ele não podia ser definido apenas como intelectual, porque também era político, econômico, filosófico, social e cultural.

Anteriormente ao Iluminismo, temos a Idade Média, período que para muitos o mundo se encontrava mergulhado em trevas porque a Igreja mandava e desmandava, interferindo de forma constante nos comportamentos da sociedade. O termo “Iluminismo” é uma alusão a isto.

Os desejos do movimento

O Epicentro para as ideias e desejos de muitos Iluministas foi Paris. Para estes pensadores, a criação de escolas era extremamente necessária, porque só assim, teríamos seres pensantes. Além disso, eles defendiam a liberdade religiosa, onde cada um escolheria a religião que gostaria de seguir, ou mesmo, escolheria não seguir religião alguma.

A Burguesia era a principal apoiadora do movimento e defendiam bandeiras como: A não intervenção do Estado na economia, ou seja, liberdade econômica, também, a ciência e a razão por meio do Antropocentrismo (homem no centro do entendimento dos humanos), e, por fim, o predomínio dos burgueses e seus ideais.

O movimento nasceu como forma de reação ao Absolutismo que tinha na organização da economia em feudos, na Igreja Católica, no monopólio comercial, e também, na negação do que era novo, suas principais características.

Não demorou muito para que o movimento ganhasse apoiadores e diversos simpatizantes, uns porque concordavam com os ideais iluministas, outros, por medo de perder o poder, como era o caso dos Reis Absolutistas que aderiram ao movimento.

Muitos destes Reis e Rainhas posteriormente foram denominados de “Déspotas Esclarecidos”, porque tentavam conciliar um governo Absolutista com ideias iluministas. Como exemplo pode-se citar Marquês de Pombal (Portugal), Frederico II (Prússia) e Catarina II (Rússia).

Para ajudar na divulgação das ideias defendidas pelo movimento, os iluministas criaram a Enciclopédia, um conjunto de 35 publicações que reunia todos os conhecimentos existentes até então. A Enciclopédia foi publicada entre os anos de 1751 e 1780.

Principais pensadores iluministas

Muitos estudiosos ficaram famosos por suas ideias e pelo que defendiam, entre os quais, pode-se citar:

John Locke (1632 – 1704):Considerado por muitos o pai do iluminismo, tem como principal obra o “Ensaio sobre o entendimento humano”, onde defendia que a mente humana era algo raso, sem ideia alguma, e que, portanto, deveria ser preenchida. John Locke condenou ferrenhamente o Absolutismo, enquanto defendia a liberdade como direito de cada um.

Montesquieu (1689 – 1755): Considerado um dos precursores da sociologia, fez parte da chamada “primeira fase dos iluministas”, tendo como principal obra “O espírito das leis”.

Voltaire (1694 – 1778): Um dos maiores divulgadores da ideia do movimento chegando a ser considerado polêmico por suas defesas dos ideais iluministas. Ao criticar a religião, e também, a Monarquia passou a ser símbolo do movimento. Sua obra principal foi “Cartas Inglesas”.

Rousseau (1712 – 1778): Jean-Jacques Rousseau escreveu a obra “O contrato social”, revisitada até hoje por aqueles que desejam entender melhor as bases democráticas do Estado, e como estas influenciam na condução de um governo. Foi defensor da chamada pequena-burguesia.

Diderot (1713 – 1784) e D´Alambert (1717 – 1783): A principal contribuição de ambos pensadores ao Iluminismo foi ajudar a escrever (D´Alambert) e organizar (Diderot) a Enciclopédia de 35 volumes publicada pelo movimento.

Adam Smith (1723 – 1790):Considerado, até hoje, um dos mais importantes economistas da história, defendia ideias do liberalismo econômico. Sua principal obra foi “A riqueza das nações”, onde defende uma economia baseada em oferta-procura.

O movimento no resto do mundo

Neste mesmo período em que o Iluminismo ganhou força na Europa, o Brasil vivia um período em que ocorre a queda na lavoura de açúcar, e Minas Gerais passa a ser o chamado centro econômico do país, devido a extração de ouro, que posteriormente, era encaminhado ao Rio de Janeiro.

Também por aqui os pensamentos Iluministas começam a ganhar espaço.

O Iluminismo influenciou não apenas a Europa, mas também incentivou diversos acontecimentos em todo mundo. Pode-se destacar progressos científicos como a Lei da Gravidade de Newton e a classificação dos seres vivos na biologia.

Pode-se dizer ainda que o Iluminismo foi o responsável por antecipar ideias que mais tarde influenciaram em grandes acontecimentos como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e a Inconfidência Mineira no Brasil.

Ainda no campo das artes, nota-se uma maior liberdade nas pinturas e quadros.

Pode-se afirmar que o Iluminismo teve grande influência sobre diversos campos, um movimento que se iniciou na Europa e espalhou “a luz da razão” para as mais diversas partes do mundo. O Iluminismo significou a saída de um período obscuro, além disso, marca um importante momento em que a Instituição Igreja entra em declínio.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023