Categorias Física

Calculando a Frenagem de um Automóvel

Os cálculos matemáticos e fórmulas de física servem para diversos fins e são importantes para que tenhamos informações que explicam diversos acontecimentos do nosso dia a dia, como a Frenagem de um Automóvel. A Física é a responsável por fazer a fundamentação dos fenômenos, enquanto a Matemática, através dos cálculos, permite a comprovação de resultados. Dessa forma, em um acidente de automóvel, como um atropelamento ou uma colisão, por exemplo, é possível saber se o motorista freou na hora certa, ou não.

Depois de muito estudo e pesquisa, matemáticos e físicos chegaram à conclusão de que é possível fazer o Cálculo da Frenagem de um Automóvel através de uma fórmula. De forma geral, o método trata-se de obter a distância em metros (D) através da divisão da velocidade (V) ao quadrado, em quilômetros por hora, que o veículo utilizava no momento da frenagem, pelo coeficiente de atrito (250μ).

Ou seja, a fórmula para Calcular a Frenagem de um Automóvel é a seguinte:

D = V² / 250μ

Quer saber tudo sobre como Calcular a Frenagem de um Automóvel? Confira nesse artigo todas as informações e dicas sobre o tema!

Veja abaixo:

• Como fazer o Cálculo da Frenagem de um Automóvel?

Para comprovar a eficiência da fórmula criada para Calcular a Frenagem do Automóvel, é preciso ter em mente que a distância que o veículo percorre até que ele pare, após o motorista acionar os freios, é relativa e depende de diversos fatores. Isto é, se o tempo de reação do condutor, por exemplo, é de 2 segundos, contando a partir do momento em que ele nota o obstáculo até realizar a frenagem, em uma velocidade de 100 km/h, considerando μ = 1, então teremos:

V = 100 km/h
μ = 1

Calculando a Frenagem do Automóvel com a fórmula proposta, logo:

D = V² / 250 μ

Isto é:

D = 100² / 250 x 1 => D = 10000 / 250 => D = 40 metros

Porém, essa ainda não é a resposta definitiva para esse caso. Devemos levar em consideração, também, o tempo de reação do condutor até acionar os freios, que foi de 2 segundos nesse exemplo. Isso porque, durante esse intervalo de tempo, o automóvel percorreu uma certa distância até que ele tenha parado totalmente em decorrência da frenagem. E, para calcular esse fator, é preciso aplicar a regra de três.

Veja:

100 km/h corresponde a 100.000 metros em 3.600 segundos, logo:

100.000 metros ——- 3.600 segundos
x metros —————- 2 segundos

3.600x = 200.000

x = 200.000 / 3.600

x = 55,55 metros

Isto é, antes da frenagem completa, o automóvel andou cerca de 55 metros e, após acionar os freios, ainda andou 40 metros até parar completamente. Dessa forma, a distância percorrida pelo carro, do momento em que o condutor notou o obstáculo, freou e parou, é de 40 55 = 95 metros.

Calculando a Frenagem de um Automóvel com outro exemplo:

Agora, vamos supor que um motorista freou quando percebeu que tinha uma pessoa em sua frente, quando ele estava com o automóvel em uma velocidade de 80 km/h, com um tempo de reação de 1 segundo, considerando μ = 0,9.

V = 80 km/h
μ = 0,9

Calculando a Frenagem do Veículo com a fórmula:

D = 80² / 250 x 0,9 => D = 6.400 / 225 => D = 28,4 metros

Levando em consideração o tempo de reação, do momento em que o condutor notou a pessoa em sua frente até que tenha consigo frear o seu automóvel totalmente, já que ele percorreu uma determinada distância durante esse tempo, vamos, novamente, aplicar a regra de três. Logo:

80 km/h corresponde a 80.000 metros percorridos em 3.600 segundos, então:

80.000 metros ——- 3.600 segundos
x metros ————– 0,9 segundos

3.600 x = 72.000

x = 72.000 / 3.600

x = 20 metros

Ou seja, antes da frenagem completa, o automóvel andou 20 metros e, após acionar os freios, o carro ainda andou cerca de 28 metros até parar. Dessa forma, a distância percorrida pelo veículo, do momento em que o condutor notou a pessoa que estava a sua frente, freou e parou, é de 20 28 = 48 metros.

Note que, nesse caso, estamos falando do exemplo de um acidente de carro que atinge uma pessoa – isto é, de uma colisão que pode ser considerada como um crime, caso o motorista tenha atropelado a pessoa ao furar um sinal ou desrespeitar uma placa, por exemplo. Por isso, os Cálculos de Frenagem de Automóveis são amplamente utilizados para a verificação de informações de acidentes e, também, são úteis para identificar como e em quais circunstâncias determinadas colisões, atropelamentos e outros tipos de acidentes aconteceram.

Esse artigo sobre como fazer Cálculos da Frenagem de Automóvel foi útil para os seus estudos? Deixe um comentário para que saibamos a sua opinião!

This post was last modified on 12 de abril de 2017 17:36

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024