Estudo da Matéria: Prótons, Nêutrons e Elétrons


Estudo da Matéria

Prótons, nêutrons e elétrons são os componentes principais de um átomo e são estudados na química. Sabemos que toda e qualquer matéria é constituída por átomos e que todos possuem essas partículas em seu interior.

Cada uma dessas partículas foi descoberta enquanto os átomos eram estudados.

Prótons

Prótons são partículas de carga positiva que se encontram no núcleo de um átomo. Dividem esse espaço com os nêutrons.

Foram descobertos por Ernest Rutherford, que confirmou através do Modelo atômico de Rutherford que os prótons ficavam concentrados no núcleo dos átomos. O próton é a menor partícula existente em um elemento químico.

Um próton quando próximo a outro se repele, mas um próton e um elétron se atraem, pois, possuem cargas contrárias.

Essas partículas são formadas por quarks, uma subpartícula do átomo.

Nêutrons

Nêutrons são partículas bem pequenas que se encontram junto aos prótons no núcleo dos átomos. Não possuem carga e por isso convivem bem tanto com prótons quanto com elétrons. A carga neutra dos nêutrons junto a carga positiva dos prótons é que geram a estabilidade de um átomo.

O nêutron foi descoberto apenas em 1932, mas Ernest Rutherford, com seu modelo atômico, já havia comentado a possibilidade da existência desta partícula. James Chadwick foi quem acabou confirmando a existência do nêutron, durante um estudo de radioatividade.

Essas partículas podem se decompor em prótons e elétrons, resultado do chamado decaimento Beta.

Assim como os prótons, nêutrons também são formados pelas subpartículas quarks.

Elétrons

Elétrons são partículas de carga negativa que também são encontradas nos átomos. A diferença é que ao invés de estarem no núcleo, compõem a eletrosfera e estão orbitando em volta do núcleo.

Um elétron repele outro elétron, mas se atrai a um próton.

Essas partículas foram descobertas por J. J. Thomson, que confirmou que era possível dividir um átomo. O elétron foi a primeira partícula que ele descobriu em seu estudo.

Agora você já sabe o que são prótons, nêutrons e elétrons.