Resumo Física Geral


O termo ‘física’ tem como origem a palavra grega physis, que por sua vez, tem como significado “natureza”. Não à toa, a física é a ciência que se responsabiliza pelo estudo dos fenômenos naturais. Alguns físicos que você com certeza já ouviu falar são: Galileu Galileu, Albert Einstein e Isaac Newton. Neste artigo, confira um resumo de física geral e sobre as áreas de pesquisa mais contempladas pelo campo de estudo desta ciência.

Resumo Física Geral

Resumo Física Geral

A física é uma ciência de fundamental importância para a humanidade, sendo ela estudada tanto por meio de teorias como por experimentos. Para a teorização da física, conhecimentos matemáticos e de cálculo são fundamentais.

Por outro lado, a experimentação exige ainda mais prática – já que a partir dela novas leis e fenômenos podem ser estabelecidos. Para resumir, devemos destacar que a física pode ser separada entre física clássica e física moderna.

A física clássica é aquela que engloba conhecimentos e teorias desenvolvidas até o final do século 19 (XIX). Sendo assim, os princípios de termodinâmica, mecânica ondulatória, mecânica clássica e eletromagnetismo se enquadram neste “tipo” de física.

Já a física moderna abrange conceitos e conhecimentos desenvolvidos a partir do século 20 (XX). Sendo assim, os conceitos de relatividade, física quântica e física experimental são estudados pelos físicos ‘modernistas’.

Entre as principais teorias da física geral podemos destacar: mecânica clássica, relatividade (o que engloba os conceitos de gravidade e relação entre o tempo e espaço), mecânica quântica e eletromagnetismo (baseado no estudo do magnetismo e da eletricidade).

A Física Geral também pode ser dividida em 5 principais campos, sendo eles:
1. Física Acústica (que engloba estudos e pesquisas sobre a relação entre o som e a física);
2. Física Mecânica (estudo sobre os movimentos);
3. Eletricidade;
4. Física Óptica (que estuda a luz e seus efeitos);
5. Física Nuclear (que estuda tanto a matéria como seus variados núcleos).

Resumo Física Geral – principais campos de estudo da ciência

Como você já deve ter notado, o campo de pesquisa e de estudo da física é amplo. Não à toa, e assim como também vemos em outras ciências, a física conta com algumas ‘divisões’ de estudo, que tem como principal objetivo facilitar a compreensão de seus conceitos e cálculos.

A seguir, confira quais são os principais campos de estudo da Física Geral.

Física Mecânica

A física mecânica é de extrema importância uma vez que ela é a base para a compreensão de uma série de estudos físicos.

Por meio dela, compreendemos os movimentos, as causas para que eles ocorram, a interação entre diferentes corpos e até mesmo conceitos como: movimento de corpos ‘celestes’, pressão e trabalho de uma força.

Calor e termodinâmica

Já essa área da física nos permite compreender uma série de procedimentos térmicos comuns em nosso dia a dia: como a queima de combustíveis fósseis, o cozimento e a própria medição climática.

Entre os principais conceitos estudados pela termodinâmica podemos destacar: estudo de gases, leis e escalas da termodinâmica, principais equipamentos e máquinas térmicas e a diferença conceitual e prática entre temperatura e calor.

Óptica geométrica e movimentos ondulatórios

Esses estudos da física também visam responder a algumas questões que podemos ter dúvidas no dia a dia. Você sabe, por exemplo, como funcionam as ondas sonoras ou como a imagem do arco íris é projetada?

Pois é. Entre os principais estudos deste ramo da física destacamos: luz e sua propagação; fenômenos de reflexão, difração e refração de ondas; ondas sonoras; espelhos e movimentação das ondas e assim por diante.

Magnetismo e eletricidade

O segmento da física responsável pelo estudo de eletricidade e magnetismo é, certamente, um dos mais amplos da física geral. Essa área da física se dedica a estudar os fenômenos magnéticos e elétricos tão comuns em nosso cotidiano.

É por meio dessa área da física que compreendemos como funcionam os circuitos elétricos, as lâmpadas, o chuveiro quente ou até mesmo os geradores de eletricidade.

E diferentemente do que você pode estar imaginando, magnetismo e eletricidade têm muito em comum – motivo pelo qual dificilmente são estudados em sua particularidade. Entre os principais estudos deste ramo da física geral podemos destacar:

  • Corrente elétrica, carga elétrica e seus diferenciados movimentos;
  • Diferentes procedimentos de eletrização;
  • Conceito e utilização de circuitos elétricos e seus elementos, assim como o capacitor ou resistor;
  • Fenômenos do tipo magnéticos, como é o caso da indução eletromagnética, por exemplo.

Por fim, informamos que por mais que a física geral se ‘divida’ em vários ramos, dificilmente eles são individualizados. Sendo assim, em praticamente todos os casos de estudos um assunto está relacionado a outro.

Ao estudar os movimentos ondulatórios, por exemplo, podemos nos deparar com conceitos de magnetismo e eletricidade. Além disso, vale destacar que quase todos os fenômenos da física são compreendidos após o estudo da física mecânica.