Resumo Cidade de Roma

Geografia,

Resumo Cidade de Roma

A cidade de Roma, além de capital, também é uma comuna especial italiana. Com área de aproximadamente 1285 km² e 2,7 milhões de moradores, a cidade é a maior da Itália e a quarta com o maior número de habitantes de toda a União Europeia.

A cidade de Roma também exerceu enorme poder sobre o desenvolvimento da cultura e da história europeia, além de ser a base para o que hoje conhecemos como Civilização Ocidental. Neste artigo, confira os principais aspectos, características e informações referentes à cidade de Roma.

Resumo Cidade de Roma

Resumo Roma

Roma é uma das cidades mais antigas do mundo: só para ter uma ideia, sua história é de mais de 2,5 mil anos atrás.

Tudo começou com sua fundação, no ano de 753 a.C. Além de capital da República Italiana, a cidade também é a sede do papado desde o primeiro século d.C.

Basicamente, a cidade de Roma está dividida ao meio: pela região interior, delimitada pelas muralhas construídas no finalzinho do 3º século depois de Cristo; e região exterior, onde é caracterizada especialmente por bairros e vielas periféricas.

As ruas de Roma impressionam, principalmente, porque até hoje mantém reflexos da Roma Antiga.

Principais aspectos resumo Roma

A seguir vamos conferir quais são os principais aspectos da cidade de Roma referentes à geografia, composição étnica, economia, turismo e assim por diante.

• Geografia

Basicamente, o sistema urbano da cidade de Roma se desenvolve a partir do rio que a corta, o Rio Tibre. Outro rio também atravessa a cidade, e não à toa, se mistura com o Rio Tibre em algumas regiões: o Rio Aniene.

No que se refere à altitude, a cidade de Roma registra uma das mais baixas: entre 13 a até 120m (registrados no topo do Monte Mario).

A cidade de Roma é limitada por outras comunas, sendo algumas delas: Castel San Pietro Romano, Monterotondo, Gallicano nel Lazio, Campagnano di Roma, Trevignano Romano, San Gregorio da Sassola e outras.

• Clima

O clima da cidade de Roma é predominantemente mediterrâneo. Neste sentido, os verões são secos, ensolarados e extremamente quentes enquanto os invernos são úmidos e mais leves do que quando em comparação a outras regiões europeias.

Os meses mais gelados são os de dezembro a fevereiro, com temperatura média de 12 graus durante o dia e 3,5 durante a noite. Já julho e agosto, meses quentes, registram temperatura média de 30 graus durante o dia e 19 pela noite.

• Economia

As principais atividades econômicas realizadas na cidade de Roma são: comércio, prestação de serviços, turismo e indústria têxtil – afinal, não devemos nos esquecer que a cidade é um polo da moda mundial.

Foi a partir do final da Segunda Guerra Mundial que a cidade também ampliou suas indústrias. Além da produção de tecidos, se destaca a confecção de alta costura, de alimentos processados, lembranças turísticas e gráficas.

A cidade também é sede do governo, multinacionais e dos principais organismos internacionais, como é o caso da ONU (Organização das Nações Unidas).

O PIB da cidade de Roma também é expressivo. Ele produz algo como 7% do PIB de toda a Itália, o que seria o equivalente ao PIB do Egito, por exemplo. Se fosse um país independente, Roma teria a 52ª mais rica nação em âmbito global.

Outras atividades que também estão se destacando na economia de Roma nos últimos anos são: empresas de tecnologia de primeira (como indústrias aeroespaciais, de informática ou telecomunicações), construção civil, centros de desenvolvimento e pesquisa científica e indústria de turismo.

Composição étnica

Estima-se que algo como 9,5% da população de Roma não é italiana. Metade dos imigrantes (algo como 131 mil habitantes) são poloneses, romenos, albaneses ou ucranianos. A outra metade é composta por imigrantes não europeus, como filipinos, peruanos, bangladechianos e chineses.

Turismo

Há quem diga que a cidade de Roma é como um “centro arqueológico” a céu aberto. Não à toa, a capital abriga institutos como o Instituto Sueco em Roma e a Academia Americana em Roma. Já entre os sítios arqueológicos estão o Fórum de Trajano, Fórum Romano, Coliseu, Mercado de Trajano e o Panteão.

Além de ser considerado uma das maravilhas do mundo, o Coliseu também é o sítio arqueológico mais emblemático de toda a Itália e Europa.

Outros pontos turísticos da cidade de Roma são: Basílica de São Pedro, Obelisco Salustiano, Arco de Constantino, Palácios Imperiais do Platino, Templo de Adriano, Castelo de Santo Ângelo, Templo de Saturno e Termas de Caracala.

Por fim, algumas curiosidades sobre a cidade de Roma são:
• No ano de 2007 a cidade de Roma foi a 11ª mais visitada em âmbito global, além de ser a mais popular da Europa e a 3º na União Europeia;
• O centro histórico de Roma é considerado Patrimônio Mundial de acordo com a UNESCO;
• Os museus Coliseu e do Vaticano, ambos localizados na capital, estão entre os 10 destinos mais visitados do mundo.