Categorias Física

Resumo sobre o corpo celeste Sol

O Sol, astro-rei máximo da Terra, é a estrela mais próxima e, por isso, mais brilhante e necessária ao nosso planeta. Sua estrutura é razoavelmente simples, mas seu significado é tão superior quanto seus benefícios. Neste resumo sobre o sol, veremos mais sobre este importante elemento do nosso sistema planetário.

Os corpos celestes orbitam ao seu redor pela atração gravitacional solar. São divididos em três categorias: planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), planetas anões (Plutão, Eris, Haumea, Makemake e Ceres) e corpos menores, como os satélites, cometas e asteroides.

Representação máxima de iluminação, força e poder, o Sol está presente em todas as mitologias, lendas e histórias de civilizações.

Resumo sobre o Sol e sua Estrutura Solar

O sol é responsável por quase cem por cento da massa de todo o sistema solar e ao ser comparado a Terra é 332900 vezes mais pesado e 1300000 vezes maior.

O astro irradia uma luz branca, que se torna amarela na Terra pela dispersão de seus raios durante o percurso. Ela é gerada pela energia da fusão de núcleos de hidrogênio para a formação de hélio e sua temperatura é de 5780 k em média.

O resumo sobre o sol e suas especificações indica que ele pertence à classe espectral de G2V e na Via Láctea e há milhões de estrelas desse porte. Porém, é das mais brilhantes que a maioria e a maior da chamada estrela anã vermelha. Ele orbita na Via Láctea e sol é a quarta maior estrela em massa, das 50 mais próximas do sistema solar.

Curiosamente, tem uma esfera de plasma quase perfeita, com apenas nove milionésimos de achatamento. O sol pode ter se formado pela explosão de uma ou mais estrelas supernovas, mas os cientistas ainda buscam dados que comprovem essa teoria. Ele não é sólido e não possui nenhuma estrutura definida como tem os planetas, mas é rico em metais pesados, que surgiram provavelmente sobre reação nuclear dessas supostas explosões.

Seu interior possui núcleo, zona radioativa e zona de convenção. É no núcleo que são produzidas as reações nucleares que transformam a massa em energia pela fusão nuclear, via cadeia próton-próton, que converte hidrogênio em hélio.

A superfície visível do sol é chamada de fotosfera. Na visualização do sol, ele aparenta ser mais brilhante no centro e menos nas suas laterais, o que é explicado pela fotosfera mais fria na parte externa que interna. O fenômeno se chama escurecimento de bordo. Vistas por telescópios, suas camadas superiores são denominadas atmosfera solar. Ela vai até os raios gamas a partir da luz visível. A atmosfera solar é composta por três principais zonas: cromosfera, coroa solar e heliosfera. A coroa e a cromosfera são bem mais quentes que a superfície do sol, e a heliosfera é considerada a região mais tênue da atmosfera solar.

O resumo sobre o sol possui um forte campo magnético, que geram efeitos chamados de atividade solar. Eles incluem erupções solares, variações no vento solar e manchas solares. Na Terra, esses efeitos incluem a aurora, a disrupção de comunicação de rádio e a potência elétrica.

É a luz solar a principal fonte de energia da Terra e é responsável pelo clima e fenômenos meteorológicos, assim como é a partir da energia solar que acontece a fotossíntese, que produz oxigênio.

O eclipse solar acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. Pode cobrir parcial ou totalmente os raios de sol e ocorrem na lua nova.

As Lendas e Histórias do Sol

O Sol sempre fez parte de lendas e mitologias, inclusive como uma divindade. Na mitologia grega é conhecido como Hélio, filho dos titãs Hiperião e Teia, irmão de Eos e Selene, casado com Perseis a filha do Oceano e Tétis. A mitologia romana tem em Apolo sua representação do sol, o deus da luz, da verdade e das artes.

Na mitologia nórdica é chamado de Sól ou Sigel, a deusa do sol, filha de Mundifari e Glaur, esposa de Glen e irmã do deus da lua, Mani. Já na mitologia egípcia o sol é Rá, sua principal divindade e considerado o criador dos deuses e de toda a ordem divina.

O sol faz parte do folclore brasileiro a partir de lendas indígenas variadas. Uma delas fala sobre um romance entre o sol e a lua, que após a criação divina não conseguiam mais se encontrar, até que Deus criou o eclipse que permitiria que se encontrassem.

Para os esquimós, o sol e a lua surgiram de dois irmãos que se amavam muito, mas, ao crescerem, começaram a brigar, tudo porque o menino sentia inveja da beleza da irmã. Até que ela fugiu para o céu e virou a lua. Ele, arrependido, acabou indo para o céu também para ficar próximo da irmã.

A veneração pelo sol foi um dos pontos em comum entre as civilizações Maias, Astecas e Incas, conhecidos como Povos do Sol, que tinham vários monumentos construídos para ele. Já para o Império Romano, era comemorado o solstício de inverno e verão.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024