Categorias Física

Terceira Lei da Termodinâmica

A termodinâmica é uma área de estudo da física que avalia e analisa os efeitos que a mudança de temperatura juntamente com a pressão e o volume causam em sistemas em uma escala macroscópica, ou seja, que seja possível de serem visualizado a olho nu. Trata-se de algo bastante importante e que possibilitou a criação de diversas máquinas e equipamentos responsáveis pelo desenvolvimento das cidades e da produção industrial como a conhecemos, entre outras coisas.

A seguir, saiba tudo sobre a terceira lei da termodinâmica, qual seu conceito e as polêmicas que a rodeiam até hoje.

Leis da Termodinâmica

Antes de partirmos diretamente para a terceira lei da termodinâmica, vamos relembrar um pouco sobre o conceito geral e quais são as duas leis que a intercedem. Tudo começou com o estudioso e cientista Guericke, que em 1650 desenvolveu o que é considerado com o a primeira bomba a vácuo do mundo.

A construção da bomba nasceu da necessidade que existia na época de compreender se algo realmente acontecia nestas condições, já que Aristóteles, antigo pensador, havia dito que nada era vazio, e que a natureza tinha horror do vácuo. Depois de Guericke, outros cientistas resolveram analisar a bomba a vácuo e perceberam que ali existia o volume, a pressão e também a temperatura. Através do estudo destes elementos nasceu a conhecida Lei de Boyle, que indica que o volume e a pressão de um sistema físico são sempre inversamente proporcionais.

Daí foram surgindo outros experimentos e conhecimentos, como por exemplo, os resultantes do forno de pressão e das válvulas a vapor que foram desenvolvidas posteriormente para aliviar a pressão interna de sistema físico qualquer e evitar que explosões venham a acontecer. Ou seja, a partir da primeira ideia de Guericke, com o intuito de compreender melhor o universo, surgiram novos conhecimentos e entendimentos, chegando ao ponto da criação da primeira máquina a vapor do mundo em 1697, pelo engenheiro Thomas Savery.

Podemos dizer, portanto que o estudo da termodinâmica e o conhecimento a respeito de como a pressão, a mudança de temperatura e o volume funcionavam dentro de um sistema, possibilitou a criação de máquinas que utilizando estes elementos produzia trabalho, fazendo com que toda a indústria pudesse se desenvolver.

A Terceira lei da termodinâmica

Anos depois das primeiras análises, surgiram as Leis da termodinâmica: a Lei Zero, a Primeira Lei, a segunda e a terceira. Veja a seguir:

    • A Lei Zero fala sobre o equilíbrio existente entre dois sistemas, a primeira fala a respeito do valor dos processos e principalmente sobre a conservação de energia.
    • A segunda lei fala sobre a viabilidade dos processos, sendo que alguns podem ocorrer somente em uma direção e jamais na oposta e por último. De forma mais simples, é possível dizer que a segunda lei fala sobre a origem da entropia, das mudanças químicas e da energia livre.
    • A terceira lei da termodinâmica vem para ajudar a compreender como tudo acontece e estabelece um ponto absoluto para referência para que a entropia seja determinada.

A terceira lei da termodinâmica surgiu dos estudos de MX Planck e Walther Nernst, que mesmo trabalhando de forma distinta, tentaram estabelecer princípios físicos que se tornassem a terceira lei da termodinâmica. Isso ocorreu durante os anos de 1906 e 1912, depois de já haver amplo conhecimento das duas primeiras leis.

De forma simples, podemos dizer que a terceira lei afirma que quando a temperatura de um sistema com cristal perfeito se aproxima de zero, a entropia também se aproximará de zero, providenciando assim um ponto de referência que seria absoluto para determinar a entropia. A partir do ponto zero, a entropia seria considerada absoluta. Isso pode ser demonstrado da seguinte forma:

T (temperatura) → 0K, S0 = 0

Com isso, seria possível calcular qual seria o ponto zero da entropia e qual seria o meio de obtenção tanto para a entropia absoluta quanto para a medida da entropia. Para Nernst isso aconteceria sempre em cristais perfeitos, porém com o passar dos anos verificou-se que esta lei é válida somente para gases.

Mas já a partir de 1930, Franz Simon, reavaliou a lei, demonstrando que nenhuma das hipóteses acontecia em experimentos realizados com o vidro ou com cristais puros. Mais tarde, outros cientistas também verificaram que a Terceira lei da Termodinâmica só se aplica a gases e jamais a sólidos ou a líquidos. Por este motivo, até hoje, muito se debate a respeito e muitos físicos não consideram a terceira lei da termodinâmica como uma verdadeira lei, mas somente como uma regra.

Muitos físicos e cientistas continuam tentando provar ou questionar a terceira lei, porém até agora não se chegou a uma conclusão final. Portanto, é possível encontrar literatura que a considere como uma lei ao mesmo tempo em que em outros livros ela não é levada como tal.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023