Categorias História

Resumo sobre Centauro

Os Centauros são figuras mitológicas gregas, considerados seres fantásticos. Eles possuem metade do corpo humano e a outra metade cavalo. Como cavalo tinha virtudes maravilhosas, a mistura não era vista de maneira ruim ou negativa. Os centauros tinham a capacidade de socializar e se relacionar com os homens em geral.

Eles viviam nas florestas e montanhas, principalmente as regiões da Arcádia e Tessália, no Peloponeso Central e Sul da Macedônia, respectivamente. O mito surgiu, provavelmente, inspirado em tribos selvagens de regiões agrestes gregas. Outra possibilidade é que a de que veio das cavalarias nômades da Ásia Central, com os cimérios ou sarmátios, citas, hunos e turcos.

Segundo a lenda houve uma união proibida entre Íxion, rei da Tessália e a deusa Hera, esposa de Zeus. Vamos entender melhor como foi. No caso Íxion era o soberano de lápitas, vivendo nos montes Ossa e Pélion (Tessália). Apesar de serem socializados, por vezes eram violentos. Íxion foi o primeiro a matar um familiar e foi condenado por isso. Ainda nessas circunstâncias, Zeus o perdoou em um momento de bom humor. Íxion foi acolhido no reino dos deuses, mas cortejou Hera.

Zeus gera uma nuvem no formato da deusa, e se distraiu vendo o rival desonrá-la. O centauro se orgulha do feito, e Zeus atira Íxion no Hades, ou seja, o local que corresponde ao inferno na mitologia, preso a uma roda aonde arderia em chamas. Como houve uma relação entre Hera e Íxion, um ser meio cavalo meio homem foi concebido e batizado de Centauro ou Kentauros. Outros dois centauros são Quíron (filho de Cronos e Filira, filha do oceano) e Folo (filho de Sileno e a ninfa Melos). Esses dois não eram descendentes de Íxion, logo não eram agressivos como o ancestral.

A história de Quiron

Ele era conhecido pela sua arte em curar, pela sua devoção à humanidade, prática da justiça e do bem. Outra lenda diz que sua mãe pediu aos deuses para ficar longe da criatura que havia gerado, pois a considerada monstruosa. Assim, ela foi convertida em tília, uma árvore que dá folhas e flores medicinais. Outra versão é que sua mãe teria ficado com ele, ajudando-o a formar jovens guerreiros.

Na vida adulta Quiron acompanhou a deusa Diana em suas caças; com isso desenvolveu conhecimentos de astronomia, botânica, medicina e cirurgia. Com suas habilidades, passou o que sabia para heróis gregos. O centauro foi, certa vez, atingido acidentalmente por Hércules, o que gerou uma ferida incurável. Como sentia muita dor, implorou para se tornar mortal, dando a Prometeu a sua imortalidade. Mas Zeus o imortaliza de outra forma, representando-o na esfera celestial, na Constelação de Sagitário.

Outras histórias e características

Outra participação dos Centauros foi no confronto com os Lápitas. Enomau, monarca de Pisa, convidou alguns centauros para o casamento da filha. Ele destinaria a filha ao que vencesse uma corrida de carros. Apesar de ter derrotado diversos adversários, ele foi enganado por Piritos que derrotou o futuro sogro.

Mais uma lenda: Folo também foi morto por Hércules sem querer. Eram grandes amigos, mas ao receber a visita do herói, o centauro se alegrou e abriu a garrafa de vinho. Outros Centauros se sentem atraídos pelo cheiro da bebida, invadem a casa e são alvejados por Hércules. Desse modo Folo também é atingido pelo herói.

Mas a história não acaba aí. Durante a festa de casamento o centauro chamado Eríton bebe muito e tenta violar a noiva, ao passo que todos os outros centauros tentam o mesmo. Isso causou uma luta entre eles e os homens. Os centauros fogem para Tessália após e episódio.

Segundo interpretações dos estudiosos das mitologias, os centauros tinham a capacidade de salientar o conflito entre emoção e razão. Poderiam, portanto, refletir pelos seus atos. Em oposição, a parte inferior representava violência e impulsos sexuais.

Na literatura moderna

Os centauros também são encontrados na literatura moderna. Por exemplo, em As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis eles eram vistos como figuras nobres e sábias. Tinham o dom da cura e profecias, gostavam de guerrear, eram ferozes e valentes.

Já na série Harry Potter e J. K. Rowling, eles moravam na Floresta Proibida e eram vistos como inteligentes e orgulhosos. Tinha também a habilidade da cura, uso do arco e flecha, dom da profecia e prática da astrologia.

Uma terceira obra que apresenta os centauros é Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan. Na obra eram vistos como festeiros, selvagens e sem civilização. Quíron é o treinador de heróis, muito hábil e sábio.

Já na série Fablehaven, de Bradon Mull as figuras mitológicas também eram orgulhosas como em Harry Potter e, também, elitistas. Consideram-se melhores do que todas as outras criaturas existentes. Uma última obra é A História Sem Fim de Michael Ende. Nela existe Cairon um centauro muito sábio.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024