Categorias Geografia do Brasil

A população da região Centro-Oeste

O Centro-Oeste do Brasil é a segunda região menos populosa do país, sendo a primeira posição ocupada pelo Norte. Essa informação baseia-se nos resultados obtidos pelos mais recentes censos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro dessa subdivisão, as áreas que concentram o maior número de pessoas são aquelas que ficam mais próximas do litoral, onde teve início o desenvolvimento dos primeiros povoados durante a colonização. A região Centro-Oeste tem 1,6 milhão km² e conta com cerca de 15 milhões de pessoas. Ou seja, é uma grande extensão de terra para um número pequeno de moradores, tendo em vista o tamanho do Brasil e de sua população.

• O Centro-Oeste tem o segundo menor número de habitantes entre as subdivisões do Brasil;
• A maior densidade populacional fica nos municípios perto do litoral;
• A região tem cerca de 15 milhões de habitantes distribuídos em 1,6 milhão de km².

Confira informações específicas sobre os estados que formam o Centro-Oeste brasileiro.

Dados sobre a população de cada estado do Centro-Oeste

O Centro-Oeste do Brasil inclui três unidades federativas: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nessa região, também está localizado o Distrito Federal, menor território autônomo do País, onde fica Brasília. Ele é incluído entre os 27 estados, porém, não apresenta uma divisão por municípios como as outras entidades subnacionais.

Representado no mapa como retângulo na parte sudeste de Goiás, o Distrito Federal possui em torno de 2,8 milhões de habitantes, de acordo com o levantamento do IBGE. O contingente de pessoas está distribuído por 30 regiões administrativas, sendo Ceilândia a mais populosa de todas essas divisões, com 365 mil habitantes. Os números apresentados são provenientes da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan). É interessante notar que, devido à presença da capital nacional no território, o Distrito Federal realiza uma grande quantidade concursos públicos. Isso leva muitas pessoas de outros estados a procurarem uma vaga de emprego na região por meio dos editais. Tem-se, assim, uma configuração bastante heterogênea no que se refere à origem dos moradores dessa parte do País. O Distrito Federal foi todo planejado e previa uma população de 500 mil habitantes para uma área total de aproximadamente 5802 km². Atualmente, o DF possui mais que o dobro de residentes do que o estimado. Com isso, ele apresenta uma população de 433 habitantes por quilômetro quadrado no total.

Depois do Distrito Federal, Goiás é o menor estado da região Centro-Oeste, ocupando uma área de 340.086 km². Entretanto, em termos populacionais, ele tem o índice mais alto da subdivisão. Conforme a pesquisa do IBGE, a unidade federativa um total de 6 milhões de indivíduos vivem na localidade, o que significa uma densidade de 17,65 habitantes por quilômetro quadrados. A capital de Goiás, o município de Goiânia, é a cidade mais populosa, com 1,3 milhão de habitantes. Na segunda posição está Aparecida de Goiânia, onde vivem 455.735 pessoas.

O Mato Grosso do Sul corresponde a uma área de 357.124 km² onde estão distribuídos mais de 2 milhões de moradores, segundo o censo conduzido pelo IBGE. Portanto, isso representa 6,86 habitantes por quilômetro quadrado no estado. Entre todas as localidades do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, sua capital, conta com o maior número pessoas: 787.204. Ela é seguida por Dourados, que tem 196.068 habitantes.

O território do Mato Grosso tem quase o triplo do tamanho do estado do Mato Grosso do Sul, com uma área que totaliza 900 mil km². Essa extensão faz dele a terceira maior unidade federativa do Brasil. Em conformidade com os índices do IBGE, a população mato-grossense é de 3.033.991 habitantes, o que resulta em um total de 3,36 habitantes por quilômetro quadrado. Portanto, o estado abriga 1,47% das pessoas que vivem no País. Dadas a proporção de sua área e a sua população, o local pode ser considerado pouco habitado. A cidade do Mato Grosso onde mora o maior número de pessoas é Cuiabá, que tem 551.350 habitantes.

A origem da população do Centro-Oeste

A região Centro-Oeste do País foi inicialmente ignorada pelos colonizadores. Porém, entre os séculos XVI e XVIII, os bandeirantes saíram de São Paulo e começaram a explorar a região em busca de pedras preciosas e ouro. Em razão disso, muitas dos municípios dessa subdivisão estabeleceram-se graças à mineração, sobretudo em Goiás. Entretanto, Goiânia só foi criada em 1937, com o objetivo de receber 50 mil pessoas. Para desenvolver o Centro-Oeste brasileiro, o Governo Federal designou duas áreas para migração: a Colônia de Dourados, no Mato Grosso do Sul e a Colônia de Goiás, no estado homônimo. Com a inauguração de Brasília, a nova capital do Brasil, imigrantes de todas as partes da nação mudaram-se para o local em busca de oportunidades de trabalho.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024