Categorias Geografia do Brasil

Complexo Regional do Nordeste

A área geoeconômica do Nordeste brasileiro é a região de núcleo europeu mais antigo e hoje é a segunda do Brasil em população e em PIB. Tem um território de cerca de 1.542.271 km², o que corresponde a 20% da extensão brasileira. Abrange todo o Nordeste da separação oficial e o norte de Minas Gerais, no qual estão situadas as mesorregiões mineiras Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

A grande parte do seu território é composto por enormes planaltos, antigo e liso pela erosão. Devido às diferentes particularidades físicas que possuí, a área encontra-se separada em quatro sub-regiões: sertão, meio-norte, zona da mata e agreste, tendo índices muito instáveis de desenvolvimento humano no decorrer de suas zonas geográficas.

Essa área já correspondeu por séculos mais da metade da economia e demografia do país, porém acabou perdendo lugar.

Relevo

O relevo do Nordeste é definido por depressões, planaltos e planícies. Na parte oeste estão situados as chapadas da bacia do rio Parnaíba e os planaltos; na porção central estão a Chapada Diamantina, a depressão que preenche a maioria do Nordeste e, na fronteira entre os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, a Chapada do Araripe; e na região litorânea estão os tabuleiros e planícies, e, em uma porção leste, está localizado o planalto da Borborema, que é um dos principais encarregados pela seca, uma vez que bloqueia a chegada da chuva até o sertão.

Hidrografia

A malha fluvial nordestina é formada por diversos rios temporários, que secam ao longo de boa parte do ano. O principal rio, o Rio São Francisco, é um dos grandes rios do Brasil, interceptando desde o sul da região, passando pelo interior e desembocando no Oceano Atlântico. Ele tem uma importância significativa para o nordeste, uma vez que é a salvação para milhares de nativos do sertão nordestino. Também é bastante usado para transporte de pessoas e cargas, e irrigação das plantações.

Clima

A área geoeconômica do Nordeste brasileiro possui uma média anual de 20° e 28°C de temperatura. Nas regiões localizadas além de 200 metros e na costa oriental, as temperaturas mudam de 24° a 26°C. As médias no ano menores que 20°C localizam-se nas regiões mais altas do planalto da Borborema e da Chapada Diamantina. Há três climas principais: o tropical úmido, existente no litoral nordestino; o tropical, existente entre o litoral e o semiárido em porções do Norte de Minas Gerais; e o semiárido, existente em todo o sertão.

O clima da região é principalmente tropical devido à imediação com a linha do Equador. O relevo auxilia na constituição do clima semiárido na porção central, e na costa encontra-se o clima tropical úmido.

O clima tropical é definido por médias de temperatura muito altas, e com chuvas em excesso em uma parte do ano, e seca em outra parte. O semiárido é um clima com altas temperaturas, e quase nada de chuvas, espalhadas de maneira irregular durante o ano inteiro, também chamado de polígono das secas.

Vegetação

O Complexo Regional do Nordeste apresenta uma vegetação que revela quase que precisamente as particularidades climáticas. Na região onde o clima é tropical, com temperaturas elevadas o ano inteiro, e uma estação de chuva e outra de seca, a vegetação constatada é o cerrado, definida por arbustos e árvores pequenas.

Na porção de terra onde está situado o clima semiárido, encontra-se a caatinga, bioma considerado próprio do Brasil. As elevadas temperaturas e o escasso número de chuvas fazem com que a vegetação apresente uma aparência semidesértica, com plantas próprias de estiagens e cactos. A caatinga também é uma vegetação variada, constatando-se formas vegetais mais arbustivas, herbáceas ou arbóreas, dependendo das condições de solo e clima da região.

Na área oeste situa-se a Mata dos Cocais, no qual a imediação com o clima equatorial auxilia no desenvolvimento das plantas. Um dos princípios de renda dos habitantes dessa região é o consumo de babaçu e os coqueiros de carnaúba.

Por fim, na costa, onde o clima predominante é o tropical úmido, definido por elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos. Nela encontra-se o tipo de vegetação mais destruído do Brasil, a Mata Atlântica.

Demografia

A área geoeconômica do Nordeste brasileiro é a segundo mais habitada, sua população atinge quase 48 milhões de pessoas, apresentando uma densidade maior que 30 hab/km² nas grandes cidades, e a grande maioria da população concentram-se na zona urbana.

As grandes áreas metropolitanas, definidas como metrópoles regionais, são a de Fortaleza, a do Recife e a de Salvador.

As grandes cidades da região, em condições populacionais, são: Fortaleza, Salvador, Recife, Maceió, São Luís, Teresina, João Pessoa, Natal, Aracaju, Jaboatão dos Guararapes, Feira de Santana, Olinda, Campina Grande, Montes Claros, Caruaru, Caucaia, Vitória da Conquista, Petrolina, Paulista, Mossoró, Arapiraca, Juazeiro do Norte e Ilhéus.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023