O meio-norte faz parte de uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro. Apresente duas das nove capitais da região, Teresina e São Luís, e duas relevantes cidades no interior, Caxias e Imperatriz, no Maranhão, fora Parnaíba, no Piauí. Com relação a sua latitude, o maio-norte poder ser separado em meridional e setentrional, já longitudinalmente em centro-oeste e leste, sendo o centro-oeste preenchido pelo Maranhão, e o leste pelo Piauí ocidental.

Características

O meio-norte é uma região de passagem entre a Amazônia e o sertão, e é também chamada de mata dos cocais por causa das palmeiras de carnaúba e babaçu achadas na região. No litoral chove aproximadamente 2.000 mm por ano, dirigindo-se mais para o leste ou para o interior essa quantidade diminui para 1.500 mm no ano, e no sul do Piauí, uma área mais semelhante ao sertão, chove, aproximadamente, 700 mm por ano.

A vegetação que prevalece é a Mata dos Cocais, com a incidência da Floresta Amazônica, a oeste do estado do Maranhão, e o semi-árido, na área da Caatinga, sendo a Mata do Cocais uma região de transição. Situa-se também nessa área a existência do Cerrado.

Cidades mais populosas

1- São Luís (1.053.922)

2- Teresina (836.475)

3- Imperatriz (251.468)

4- São José de Ribamar (170.423)

5- Timon (161.721)

6- Caxias (159.396)

7- Parnaíba (148.832)

8- Codó (119.641)

9- Paço do Lumiar (113.878)

10- Açailândia (107.790)

11- Bacabal (101.851)

12- Balsas (89.126)

13- Barra do Corda (85.022)

14- Santa Inês (82.106)

15- Pinheiro (80.365)

16- Chapadinha (76.217)

17- Santa Luzia (75.444)

18- Bariticupu (68.626)

19- Grajaú (65.078)

20- Itapecuru-Mirim (64.951)

Economia

O progresso da agricultura nessa região geográfica acontecer principalmente com a soja, porém também com o milho, arroz e algodão. A fabricação de algodão, soja e milho aglomera-se no sul dessa sub-região, que integra o cerrado nordestino. No Piauí, o estado mais promitente no agronegócio, ressalta-se as cidades de Bom Jesus, Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. No Maranhão, o progresso é facilitado pelas extraordinárias condições de organização do território para exportação.

Desde 1992, quando iniciou o funcionamento do Corredor de Exportação Norte, toda a fabricação agrícola do sul do Maranhão começou a escorrer para o porto de Ponta da Madeira, na cidade de São Luís, por uma longa distância de estrada de ferro gerenciada pelo Vale. O cultivo nessa região é feito em fazendas intensamente mecanizadas, com os melhores níveis de produção agrícola por hectare no Brasil. Tem ainda como vantagem o menos distanciamento com relação ao comércio europeu.

Na pecuária, é importante ressaltar a criação de boi no Maranhão, em regiões do cerrado e na Amazônia legal.

Por causa do clima, possui também uma vegetação própria, constituída por coqueiros de carnaúba e palmeiras de babaçu mais para o leste e interior do Maranhão e oeste do Piauí, contudo, na área oeste do Maranhão já não existe mais Mata dos Cocais e sim Floresta Amazônica com regiões de transição entre a Mata dos Cocais e o Bioma Amazônico no território a leste do Rio Pindaré, no estado do Maranhão.

Já a indústria é a mais diversificada e forte no conjunto portuário e industrial de São Luís, Imperatriz também apresenta importantes indústrias como a Suzano Celulose. Por outro lado, a capital do Piauí apresenta um parque industrial pouco matizado.

Outras sub-regiões do Nordeste

Sertão

É uma ampla região de clima semi-árido, popularmente conhecida como “Polígono das Secas”. Engloba o centro da região Nordeste, existindo em quase todos os estados. Essa sub-região nordestina apresenta a menor taxa demográfica da região.

A vegetação característica é a caatinga. A atividade econômica predominante é a pecuária extensiva e de corte. Outras ocupações produzidas no sertão são: flores, cultivo irrigado de frutas, cana de açúcar, feijão, milho, extração de sal, algodão de fibra longa e turismo nas regiões litorâneas.

A indústria apóia-se no pólo de confecções e têxtil.

Agreste

Equivale à região de transição entre o sertão semi-árido e a zona da mata, repleta de brotos e úmida. A atividade econômica principal nos locais mais secos é a pecuária extensiva; nos locais mais úmidos é a pecuária leiteira e a agricultura de subsistência. Prevalece às médias e pequenas propriedades com a plantação de café, algodão e do sisal.

Outro componente de relevância na economia local é o turismo, com a produção de festas que atraem milhares de pessoas, como, por exemplo, as festas juninas.

Zona da Mata

Também chamada de Litoral Continental, essa sub-região atinge uma faixa costeira de 200 km de largura que se prolonga do Rio Grande do norte ao sul da Bahia. Possui a maior concentração populacional do nordeste brasileiro, além de ser a sub-região mais urbanizada.

O clima característico é o tropical úmido e o solo é fértil devido a regularidade das chuvas. A vegetação é a Mata Atlântica. A principal atividade econômica da região é o cultivo de cana de açúcar. As demais atividades desenvolvidas são: cultivo de cacau, extração de petróleo, frutas, café, fumo, industrialização, lavoura de subsistência, produção de sal marinho, especialmente no Rio Grande do Norte, e o turismo.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024