Resumo do Rio São Francisco


Rio São Francisco

O rio São Francisco é um dos rios mais importantes, não apenas do Brasil, mas também de toda a América do Sul, devido a sua extensão de mais de 2800 km. Esta grande extensão faz com que o rio São Francisco atravesse cinco estados e 521 municípios, para os quais o rio São Francisco possui grande importância por diversos fatores.

Devido a esta importância, e o carinho dos moradores para com o rio São Francisco, este chegou a receber o apelido de Velho Chico, como é conhecido nas regiões em que atravessa.

A nascente do rio São Francisco é localizada na região conhecida como Chapadão da Zagaia, no município de São Roque das Minas, em Minas Gerais, desaguando no oceano Atlântico após percorrer seus mais de 2800 km.

A importância econômica do rio São Francisco

O rio São Francisco possui uma importância fundamental para a economia dos lugares pelos quais atravessa, permitindo não apenas que seja parte de sua cultura, mas também uma maior qualidade de vida para os moradores destas regiões.

Um dos principais usos do rio São Francisco na economia é a irrigação de plantações em lugares áridos, de maneira que seja possível a agricultura mesmo em regiões mais secas.

A pesca é outra atividade econômica de grande importância que é possível graças ao rio São Francisco em muitas das cidades por ele atravessadas. Desta forma, o rio São Francisco não apenas movimenta a economia local, como abre uma oportunidade de emprego fundamental para o sustento de muitas famílias.

Afluentes

O rio São Francisco possui um total de 168 afluentes, sendo 90 destes localizados em sua margem direita e 78 oriundos de sua margem esquerda. Confira a seguir quais são alguns dos principais afluentes do rio São Francisco:

– Rio Abaeté
– Rio Paraopeba
– Rio Paracatu
– Rio Pará
– Rio Grande
– Rio Jequitaí
– Rio das Velhas