Resumo da Alimentação Saudável

Biologia,

Resumo da Alimentação Saudável

De acordo com um levantamento divulgado em 2014, mais de dois bilhões de pessoas no mundo todo estavam obesas ou em situação de sobrepeso, o que representa aproximadamente 30% da população mundial. Enquanto isso, no Brasil, mais da metade dos habitantes estão acima do peso e quase 18% são obesos. Considerando que esses dados já têm um ano, é possível que esses números (já alarmantes) tenham subido, porque infelizmente, essa é a tendência.

O excesso de peso pode ser provocado por uma série de fatores, mas um dos principais são os hábitos alimentares. Com uma rotina cada vez mais corrida, ser saudável é uma coisa que fica cada vez mais em segundo plano e o organismo sente.

Leia um resumo da alimentação saudável e, caso ela ainda não faça parte da sua vida, está em tempo de mudar!

Alimentação Saudável

Resumo da alimentação saudável – conceito e importância

Basicamente, ter uma alimentação saudável, de acordo com os nutricionistas, significa priorizar os alimentos naturais, como as frutas, verduras, legumes e grãos, deixando de lado aqueles produtos industrializados com os quais estamos tão acostumados. Por mais que esses alimentos que já vêm praticamente prontos para o consumo representem uma facilidade, eles possuem muitas calorias, gorduras saturadas, açucares e sódio em excesso, conservantes e muitas outras substâncias que são prejudiciais.

Diferente do que muita gente pensa, ter uma alimentação que não é saudável não prejudica apenas a estética, mas principalmente a saúde. Existe uma série de doenças que são relacionadas ao excesso de peso e aos hábitos alimentares desequilibrados. Como exemplos, podemos citar:

• Diabetes

As células de uma pessoa que está acima do peso são mais resistentes aos efeitos benéficos da insulina e isso acaba favorecendo o desenvolvimento da diabetes de tipo 2. É por isso que a mudança de hábitos alimentares faz parte do tratamento.

• Colesterol alto

O LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim, também aparece com mais facilidade em quem está acima do peso considerado ideal. O problema é que quem tem colesterol alto, por consequência, acaba tendo também 20% a mais de chances de sofrer com doenças coronarianas, que por sua vez, podem levar a um infarto do miocárdio.

• Câncer

Pouca gente sabe, mas o excesso de peso também é um fator de risco que aumenta as chances de desenvolvimento de vários tipos de câncer em até 50%. Só para citar um dos exemplos, as mulheres obesas são mais propensas a terem o câncer no endométrio. Mais uma razão para cuidar da alimentação.

• Infertilidade

As mulheres com excesso de peso, além de terem mais chances de sofrer com câncer de ovário, podem ser vítimas da insuficiência ovariana. É importante que o organismo esteja dentro do peso adequado para produzir a quantidade de hormônios correta para regular a menstruação e a ovulação. É por isso que a infertilidade, infelizmente, também é uma das consequências do excesso de peso, consequentemente, de não ter uma alimentação saudável.

E existem várias outras doenças que também estão relacionadas com maus hábitos alimentares, como úlceras, infecções na pele, pedras na vesícula biliar, cálculos renais, hipertensão arterial e outras.

Resumo da alimentação saudável – como adotar no cotidiano?

Após esse resumo da alimentação saudável com os riscos de não segui-la, veja algumas dicas para fazer com que ela se torne um hábito natural em seu dia a dia:

• Não fique muito tempo sem se alimentar, coma de três em três horas, em porções pequenas. Assim, você vai se sentir sempre saciado e ainda faz com que o seu metabolismo se mantenha funcionando de forma correta e rápida. É uma das melhores maneiras de evitar a tentação de comer algo pobre do ponto de vista nutricional.

• Mude a sua geladeira, os armários e a dispensa. Crie o hábito de comprar alimentos naturais, para ter opções saudáveis na hora das refeições. Acabe com os refrigerantes, salgadinhos, alimentos prontos congelados ou, pelo menos, diminua drasticamente a quantidade deles.

• Faça substituições saudáveis. Ao invés de comer uma barra de chocolate, prefira uma barrinha de cereais. Tenha frutas picadinhas dentro de potes guardados na geladeira para quando for a hora de fazer um lanche entre as refeições principais. Troque o presunto pelo peito de peru light. Você vai perceber que é tudo uma questão de mudar os hábitos e se adaptar. Demora menos do que você imagina!

• Troque o sal por ervas aromáticas na hora de temperar os alimentos. Além de acrescentar sabores deliciosos às refeições, elas ficarão bem mais leves e saudáveis.

• Troque a farinha branca pela integral, que é rica em fibras, prolongando a sensação de saciedade e ajudando a regular o funcionamento do intestino.

• Se você não tem tempo de almoçar em casa, tente levar o almoço para o trabalho, evitando comer em restaurantes e lanchonetes. É mais saudável e mais seguro também, pois você conhece a procedência de todos os alimentos que está consumindo.