O pampa, também conhecido pelos nomes de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, é um bioma compartilhado entre Brasil, Argentina e Uruguai. O termo é de origem indígena e significa “região plana”. No território brasileiro, está localizado exclusivamente no sul do Rio Grande do Sul, estendendo-se do litoral até a fronteira oeste por uma área de aproximadamente 176 mil km², o que representa cerca de 63% da área estadual e 2% da nacional.

Características geográficas dos pampas

O aspecto da paisagem é o de uma extensa área de tapete verde, pois possui regiões de campos distribuídas entre coxilhas (elevações) e amplas planícies. O bioma é formado principalmente por vegetação campestre, como gramíneas, árvores rasteiras, herbáceas, arbustos e pequenas árvores. Próximo aos cursos d’água e das encostas de planalto, no entanto, a vegetação ganha densidade e variabilidade. Além disso, áreas alagadas e banhado também fazem parte do bioma sulista.

Em geral, o solo é fértil com elevado potencial para o desenvolvimento de atividades agrícolas, especialmente nas áreas de terra roxa. As pastagens características da região estão diretamente relacionadas às atividades socioeconômicas ali historicamente desenvolvidas, com predominância da lavoura – destaque para as culturas do arroz, milho, trigo e soja – e da pecuária extensiva, principalmente a criação de gado cuja base alimentar é o pasto nativo.

Nos pampas coexistem duas bacias hidrográficas, a do Rio da Prata e a Costeira do Sul, e ainda parte significativa do aquífero Guarani, o maior aquífero do mundo, que é compartilhado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os corpos d’água representam em torno de 10% do bioma, sendo os rios mais importantes o Santa Maria, o Uruguai, o Jacuí, o Ibicuí e o Vacacaí. Há também diversas lagoas e lagos na região mais próxima ao litoral, como a Lagoa dos Patos e a do Mirim.

O clima é temperado, do tipo subtropical úmido, com grande amplitude térmica durante o ano e estações bem definidas. O verão costuma ser quente, com o termômetro superando facilmente os 30°C, enquanto o inverno é frio e rigoroso, com temperaturas negativas marcadas pela ocorrência de geadas e neve. Por isso, a temperatura média anual é de aproximadamente 18°C e as chuvas são distribuídas de forma regular ao longo dos 12 meses.

Biodiversidade dos pampas

A região constitui um importante patrimônio natural da biodiversidade. Apresenta uma composição de fauna e flora única, que, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), soma cerca de 3 mil espécies de plantas, sendo mais de 350 somente de gramíneas, além de espécies de leguminosas e de cactáceas. Entre as frutas típicas do pampa está o araçá, o butiá, a feijoa e a pitanga. Já em termos de vida animal, o pampa tem quase 500 espécies de aves, como a ema, o joão-de-barro e o quero-quero, e mais de 100 espécies de mamíferos terrestres, como o preá e o veado-campeiro. Boa parte das espécies são endêmicas e algumas estão ameaçadas de extinção.

A região também originou diversas variedades de culturas crioulas de milho, batata-doce, pimentas, entre outras, devido principalmente à heterogeneidade da ocupação do território, que incluiu povoamento de portugueses, espanhóis, indígenas, africanos e dos colonos italianos, alemães e franceses.

Além de constituir um patrimônio natural, o pampa também é considerado um patrimônio genético e cultural da biodiversidade. É o habitat de variedades únicas de espécies com potencial de descoberta e uso de princípios ativos para o desenvolvimento de fármacos, cosméticos e outras indústrias. Ademais, abriga uma cultura própria associada à ocupação deste espaço, com valores, hábitos, vestimentas e símbolos típicos associados à figura do gaúcho. A tradição é também partilhada por aqueles que habitam os pampas uruguaio e argentino.

A vegetação das áreas de campo tem um papel importante na prestação de serviços ambientais: ela contribui para o sequestro de carbono (e consequente para a mitigação das mudanças climáticas) e para o controle da erosão do solo. Apesar deste valor imensurável, o pampa vem sofrendo crescente redução de diversidade biológica, com espécies ameaçadas de extinção e perda de qualidade dos solos – inclusive com processos de erosão. O motivo é antropogênico, por causa da mudança no uso da terra, resultado de séculos de pecuária extensiva sem a utilização de manejo adequado. Esta atividade é ainda é uma das principais atividades econômicas de toda a região.

Uma das formas de evitar a perda e a deterioração dos pampas é por meio da criação de áreas de conservação. Porém, o pampa é o bioma com menor quantidade percentual de unidades de conservação ambiental em comparação a outros biomas brasileiros (como a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, etc.). Uma delas é a Estação Ecológica do Taim, área de alagados criada por Decreto em 1986 e que está localizada no sul do Rio Grande do Sul, próxima à fronteira com o Uruguai. Outra região importante é a Área de Proteção Ambiental do Rio Ibirapuitã. Além da criação destas zonas, outra forma de evitar a diminuição da biodiversidade é por meio do incentivo de atividades sustentáveis, que possam assegurar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024