O chamado sertão mineiro corresponde à mesorregião situado ao norte do estado de Minas Gerais em sua plenitude. No entanto, é preciso esclarecer que a área não necessariamente apresenta as características mais associadas com a palavra sertão. Ou seja, nem todas essas localidades possuem clima semiárido e condições arcaicas. Com frequência, o conceito de sertão mineiro é empregado de forma mais liberal para definir uma área ainda maior do território e que abrange a trajetória do Rio do São Francisco dentro da unidade federativa, além de seus afluentes. Entre esses rios secundários é possível citar:

  • Rio Verde Grande,
  • Rio Grande;
  • Paraopeba.

Nesse contexto, o sertão mineiro inclui também um pedaço da região noroeste do estado. Cabe observar também a contribuição do cenário para a cultura nacional, tendo em vista que ele inspirou muitos artistas ao longo dos anos. Sendo assim, é justo afirmar que existem inúmeras representações dessa mesorregião, que é naturalmente bastante diversa. O exemplo mais clássico do sertão mineiro na literatura é possivelmente o “Grande Sertão: Veredas” (1956), de João Guimarães Rosa. Considerada a obra-prima do autor, o livro foi construído com base nas paisagens da infância de Guimarães Rosa e aborda a vida dos jagunços da região.

Ainda que a mesorregião compreenda municípios extremamente empobrecidos, ela engloba também uma série de localidades desenvolvidas e que juntam boa parte da produção de frutas no estado. Isso se dá graças a um sistema especial de irrigação. Apesar de não ser tão rico quanto o sul de Minas, esse sertão é bem distinto do muito castigado e árido nordestino.

Por ter um clima mais ameno em certas áreas e uma significativa quantia de “veredas”, como Guimarães Rosa definiu os vários pequenos rios que segmentam a região, existem muitas extensões de campos que são bem utilizados. Essa paisagem garante a prosperidade de uma parcela do sertão de Minas Gerais e propicia matas para além dos típicos cerrados e caatingas. Com isso, a vegetação é usada para pastagem, alavancando a pecuária. Contribui o fato do local ser plano, sobretudo em comparação às grandes áreas de montanha encontradas no oeste e sul do estado. Junto com o solo, que é poroso e sem muita profundidade, esse contexto permite que a água da chuva escoasse com facilidade e cria os rios temporários que aumentarão o volume do “Velho Chico”.

• O sertão mineiro fica na região norte do estado de Minas Gerais;
• Nem todas as localidades apresentam um clima seco como a do sertão nordestino;
• A mesorregião já inspirou inúmeros autores, entre os quais se destaca João Guimarães Rosa com o Grande Sertão Veredas;
• O Rio São Francisco recorta essa parte do estado e garante paisagens variadas;
• Ainda que existam municípios pouco desenvolvidos, o sertão de Minas Gerais é um dos maiores produtores de frutas do país.
• O solo favorece os riachos intermitentes que deságuam no São Francisco.

Veja a seguir como aconteceu à colonização do sertão mineiro.

A Colonização do Sertão Mineiro

A colonização do sertão mineiro, que já era ocupado pelos nativos, começou em torno de 1690 com duas movimentações diferentes:

  • os vaqueiros oriundos da Bahia que acompanhavam o percurso do Rio São Francisco;
  • os bandeirantes vindos de São Paulo.

Durante esse período, Matias Cardoso, Gonçalves Figueira e Januário Cardoso são algumas das figuras históricas que exploraram a região. Com a chegada dos aventureiros, formaram-se as primeiras vilas e povoados naquelas terras. Por causa dessa interferência, a primeira atividade a se fortalecer no sertão mineiro foi à criação de gado. A técnica empregada era o regime de sesmarias que se mostrou eficaz para a agropecuária local.

No começo da colonização, a região era parte das Capitanias de Pernambuco, que ficava na margem esquerda do Rio São Francisco, e da Bahia, no lado direito. Além da criação de animais, implementou-se também a agricultura de subsistência e a caça. Essa última prática foi beneficiada pela grande concentração de salitre, substância fundamental para a produção de pólvora, em Formigas, Januária, Manga, Coração de Jesus e Cotendas.

  • A região pertenceu às Capitanias de Pernambuco e da Bahia;
  • O primeiro pilar da economia foi à pecuária, seguida pela agricultura de subsistência e a caça.

O Sertão Mineiro Atualmente

Hoje, o sertão mineiro conta com mais de 100 cidades e pequenos polos industriais como: Montes Claros, Pirapora, ao norte, e Unaí, no noroeste. Entretanto, a economia da maioria dos municípios depende da agricultura de irrigação. Em Jaíba, por exemplo, o Governo do Estado e o Governo Federal juntaram-se para por em prática um projeto que visa fortalecer a agricultura irrigada no sertão de Minas Gerais. Vale salientar que cultura e folclore da região são riquíssimos, o que atrai muitos turistas anualmente.

  • Em sua classificação mais abrangente, o sertão mineiro conta com 100 municípios;
  • Apesar da força de sua agricultura de irrigação, há polos industriais.
  • O turismo também movimento economicamente a região.

This post was last modified on 26 de agosto de 2016 18:12

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023