Categorias Geografia

Agricultura no Brasil: Estrutura Fundiária, Sistemas Agrícolas, Conflitos pela Terra e Relações de Trabalho

A atividade agrícola no Brasil é responsável por aproximadamente 5% do PIB nacional, o que coloca o setor como de grande importância estratégica, sobretudo porque está no topo das exportações, atingindo a casa dos R$ 100 bilhões atuais em faturamento neste quesito.

Sem contar que é responsável pelo abastecimento do mercado interno, mantendo uma enorme cadeia econômica ligada a logística, distribuição e comercialização de alimentos.

Estrutura fundiária e sistemas agrícolas

Historicamente, o Brasil se concentrou na produção de poucos itens voltados para a demanda externa. Durante o Brasil colônia, a estrutura fundiária era voltada para a exportação e o país, durante muito tempo, adotou a mão de obra escrava.

Atualmente, o Brasil conta basicamente com dois tipos de propriedade. Há as grandes propriedades, onde está estabelecido o agronegócio, responsável pela maior parte das exportações, com alta concentração de investimento em tecnologia e cultura intensiva.

Além das grandes propriedades, o Brasil conta, também, devido à intensificação das políticas de crédito, com a chamada “agricultura familiar”, que são propriedades em que também se pratica a agricultura intensiva, mais voltada para o mercado interno e não menos sensível à tecnologia. Os pequenos agricultores são responsáveis por atender cerca de 70% do mercado interno.

Conflitos pela terra

Os conflitos pela terra são um traço histórico do Brasil, onde a propriedade sempre foi concentrada na mão dos chamados coronéis. Aos poucos, o país vem redesenhando essa estrutura, responsável por conflitos sangrentos entre proprietários e agricultores sem terra.

Apesar disso, o conflito ainda está presente. Há uma oferta de trabalho não absorvida, em contraste com propriedades não produtivas.

Relações de trabalho

Por incrível que pareça, a herança da escravidão ainda está presente nas relações de trabalho. Só recentemente foi estabelecida a aposentadoria para o trabalhador rural, mas muitos empregados nas grandes propriedades ainda trabalham em condições estranhas às conquistas civilizatórias dos últimos dois séculos.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 17:42

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023