Categorias Geografia

Aspectos Econômicos, Industrialização e Características da China e do Japão

China e Japão possuem, em comum, muito mais que as decantadas culturas milenares. Esses dois países da Ásia se destacam, também, no cenário internacional, pela pujança de suas economias. São, respectivamente, a segunda e terceira maior economia do mundo.

A maior economia ainda é a dos Estados Unidos, com um PIB de 20,4 trilhões de dólares. A China vem em segundo, com 14 trilhões, seguida pelo Japão, com 5,1 trilhões.

As semelhanças, em termos de fundamentos econômicos, param por aí. Inclusive, o próprio aspecto territorial faz recuar qualquer propósito de comparação. A China é o país que conta com o terceiro maior território entre todas as nações, que abriga uma população de quase 1,4 bilhão de pessoas. O Japão, por sua vez, possui 127 milhões de habitantes, distribuídos num território de 377 mil km².

Economia

O Japão é um país de economia liberal, mas dotado de grande capacidade como promotor de bem estar social e instrumento de alavancagem estratégica. É um país altamente desenvolvido, o que pode ser percebido a partir da distribuição do PIB. A indústria responde por 19% do PIB japonês, contra 79% do setor de serviços.

A China, ao contrário, é um país de orientação política comunista, em que o Estado tem o controle dos meios de produção. Se o Japão conseguiu obter grande crescimento a partir do domínio da tecnologia, se tornando um dos principais exportadores de produtos com alto valor agregado, a China conseguiu alavancar sua economia a partir da utilização de mão de obra barata. Com isso, ganhou competitividade em preços e se transformou na principal economia exportadora do mundo.

A China é o país que mais cresce economicamente, mas o governo comunista vem investindo na diversificação da matriz econômica, incentivando o desenvolvimento do setor de serviços.

Se supera o Japão em volume, falta à China qualidade. Além da desigualdade social, mais de 100 milhões de chineses vivem abaixo da linha da pobreza. Em compensação, enquanto o Japão tem uma dívida pública que é mais de 200% do PIB, a chinesa é de apenas 54%.

Na China, o setor de serviço já ocupa a primeira posição no quesito emprego, ocupando 56% da mão de obra, contra 26,6% da indústria, essencialmente manufatureira, e 17,5% na agricultura.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 15:50

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024