Categorias Geografia

Aspectos Humanos e Econômicos da América Central e Canal do Panamá

Não é possível dissociar desenvolvimento humano de desenvolvimento econômico. A América Central é a região do continente Americano onde a pobreza se faz presente com a maior intensidade. Esse aspecto, sem dúvida alguma, é decorrente de uma organização econômica bastante primitiva, distante de alguns ganhos, inclusive, do século XX.

A base da matriz econômica centro-americana é a agricultura, mas não nos moldes do agronegócio, onde há emprego de tecnologia e investimento na produtividade da terra e das colheitas.

A América Central, excetuando Cuba, é uma região onde a propriedade da terra está concentrada nas mãos de poucos. As grandes propriedades, algumas poucas empregando técnicas avançadas de tratamento do solo, plantio e colheita, dividem lugar com a agricultura familiar.

A produção em escala é destinada à exportação. O milho é a cultura dominante na região, mas estão presentes outras culturas tropicais com alta receptividade no mercado externo, como algodão, cana de açúcar, café, banana e outras frutas tropicais.

A atividade industrial é voltada para a produção de tecido, roupa e alimentos, mas mesmo a propriedade dessas empresas é transnacional.

A região do Caribe se diferencia por dois aspectos: turismo e serviços financeiros. No turismo, destaque para as praias paradisíacas, que atraem visitantes do mundo inteiro. No campo financeiro, a clientela não é tão selecionada. É o chamado paraíso fiscal, cuja característica é a combinação de taxas baixas de serviço e sigilo absoluto, que atrai o crime organizado, organizações e pessoas que querem burlar o fisco de seus países e outros públicos não muito recomendados.

Pobreza

O continente sofre forte influência estrangeira, não só na economia, mas também na língua, cultura e na própria configuração territorial, onde há protetorados e até territórios de outros países, entre Estados Unidos e nações europeias.

O clima tropical contrasta com a intensa atividade vulcânica, sujeitando os países da região a terremotos, como o que devastou o Haiti, matando 230 mil e desabrigando mais de 1 milhão de pessoas.

A pobreza é o principal traço do desenvolvimento humano da região. Na Nicarágua, por exemplo, quase metade da população vive abaixo da linha da pobreza. A proporção não é diferente na maioria dos países, que abrigam uma população de aproximadamente 34 milhões de habitantes.

Alto endividamento e dificuldade de formular políticas regionais de desenvolvimento e integração econômica retardam o desenvolvimento da região.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 10:55

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023