Categorias Geografia

Aspectos Políticos, Populacionais, Físicos e Econômicos de Canadá e México

A América do Norte é um subcontinente do continente americano, composto por três países: Canadá, Estados Unidos e México.

Os Estados Unidos ocupam a posição de maior economia do mundo. Canadá e México estão ao norte e ao sul, ambos na sombra da grande potência mundial, mas são dois países que possuem vida própria e merecem atenção naquilo que podem entregar do ponto de vista político, econômico e cultural.

Canadá

Apesar de ser o segundo maior país do mundo em território, com 9.98 milhões de km², o Canadá tem uma população bastante reduzida, de 36,6 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia, a China, quarto maior território do mundo, possui 1,4 bilhão de habitantes.

A baixa ocupação populacional se deve, principalmente ao clima pouco hospitaleiro. Quase metade do país é está localizada no Ártico, marcado por invernos longos e severos. O país possui também vastos territórios montanhosos e rochosos, além de ser formados por mais de dois milhões de lagos.

A língua principal falada no país é o inglês, mas há forte presença da língua francesa. A população é predominante adulta e habita nas áreas urbanas.

Trata-se de um país com economia desenvolvida e que, apesar do frio, apresenta alto nível de qualidade de vida. Ao contrário do vizinho, Estados Unidos, a educação é pública, inclusive a universitária, cujo custo e 80% subsidiado pelo Estado. Aproximadamente 40% dos trabalhadores possuem diploma superior, superando o vizinho.

É reconhecido como um dos lugares mais seguros para se viver, com baixíssimos índices de violência e altos índices de tolerância étnica e religiosa, sendo, atualmente, um país essencialmente habitado por imigrantes, que vivem, em média, quase 80 anos.

Uma das curiosidades é que o governo, que oferece atendimento de saúde gratuito, paga cerca de 800 dólares a cada cidadão desempregado até que encontre trabalho.

Seguindo os traços inerentes a uma economia desenvolvida, o país tem no setor de serviços 70% do PIB, contra 27% do setor industrial e 3% dos setores primários.

México

O México é grande produtor no cenário mundial de commodities como café, milho, açúcar, laranja, limão e abacate.
No setor mineral, produz prata, zinco, fluorita e mercúrio.

A matriz econômica mexicana é diversificada, com participação importante da pesca e da pecuária, mas o grande destaque é a produção de petróleo. É o quinto maior produtor do mundo, com forte presença, também, na área de gás, sendo a PEMEX, empresa de óleo e gás, a segunda mais poderosa da América Latina, sem contar que o México é,
também, o quinto maior produtor mundial de cerveja.

É um país em desenvolvimento, que ainda apresenta grandes desequilíbrios sociais, apesar de ter uma economia vigorosa e investir na geração de valor agregado, seja a partir da força da indústria automobilística, do setor de construção ou aeroespacial.

O setor de serviço representa cerca de 60% do PIB, contra aproximadamente 25% do setor industrial e 15% do setor primário.

A língua falada no México é o espanhol. O norte do país é predominante árido, enquanto no sul predomina a mata atlântica, sendo que 70% do país é tomado por relevo montanhoso.

Todas essas características estão presentes em 2 milhões de km², sendo o 14º maior país do mundo em território, que, seguindo a tendência da América Latina, vive o dilema da concentração de riqueza na mão de poucos. Cerca de 53 milhões de mexicanos vivem na pobreza.

A corrupção e a violência são traços mais marcantes no país, onde 145 pessoas foram vítimas de assassinatos políticos em 2018, ano de eleição.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 14:28

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023