Categorias Geografia

Demografia e ocupação da Antártida

A Antártica, mais conhecida como Antártica aqui no Brasil, é o mais antártico dos continentes e um dos maiores, com uma área de 14 milhões km². Contorna o pólo Sul, e por essa razão está praticamente encoberto por gigantes geleiras, ressalva feita para certas regiões de alta inclinação nas cordilheiras e o limite norte da península Antártica. Sua constituição se deu pela divisão do antigo continente Gondwana há cerca de 100 milhões de anos e seu esfriamento ocorreu nos últimos 35 milhões de anos.

É o continente mais seco, gelado, com o maior registro de altitude e de maior taxa de ventos intensos do planeta. A menor temperatura da Terra foi catalogada na Antártica, onde a temperatura média do litoral, no decorrer do verão, é somente -10°C; no centro do continente é de -40°C. Diversos escritores os conceituam como um extenso deserto polar, pelo baixo índice de chuva no centro do continente. A altura média da Antártica é cerca de 2000 metros. Ventos com velocidade de 100 km/h são frequentes e podem permanecer por vários dias, porém já foram registrados ventos de 320 km/h no litoral antártico.

Legalmente, a Antártica está submetida ao Tratado da Antártica, onde as diversas nações que requeriam regiões do continente consentem em para com os seus requerimentos, disponibilizando o continente para conhecimento científico.

Por essa razão, e pela severidade das disposições climáticas, não apresenta habitantes permanentes, apesar de possuir uma população temporária de especialistas e indivíduos de apoio nos suportes polares, que varia entre 1000 e 4000 pessoas dependendo da estação do ano. Dois desses apoios com uns residentes permanentes são a Base Esperanza, da Argentina, e a Villa Las Estrellas, do Chile.

Demografia

Apesar da Antártica não ter moradores fixos, certos governos preservam estações de estudo constantes ao longo do continente. A comunidade de pesquisadores nas ilhas sub-antárticas e no continente mudam de 4000 a 1000 de acordo com a estação do ano. Diversos apoios de estudos conservam habitantes durante o ano todo.

Os primeiros residentes semi definitivos das regiões sub-antárticas eram marinheiros dos Estados Unidos e da Inglaterra que tem o costuma de permanecer cerca de um ano da Geórgia do Sul, desde 1786. No decorrer da fase de caça a baleia, que perdurou até 1996, os habitantes da ilha alternavam de 1000 no verão e 200 no inverno. A grande parte dos baleeiros era norueguesa, com gradativas parcelas de britânicos. Os vilarejos abrangem Leith Harbour, Grytviken, Ponto Rei Eduardo, Husvik Harbour, Stromness Harbour, Prince Olav Harbour, Godthul e Ocean Harbour.

Os governantes e demais oficiais responsáveis pelos pontos baleeiros diversas vezes viviam próximos as suas famílias. Entre eles estava o capitão Carl Anton Larsen, criador de Grytviken, um renomado explorador e baleeiro norueguês que aderiu, em 1910, a cidadania britânica junto com a família. Contudo, depois do término da caça as baleias no ano de 1960, os habitantes diminuíram consideravelmente para menos de 100 pessoas.

A primeira criança concebida no território polar austral, na cidade de Grytviken em 8 de outubro de 1913, foi uma menina norueguesa chama Solveig Gunbjorg Jacobsen, e seu nascimento foi alistado pelo juiz britânico morador na ilha Geórgia do Sul. Era filha de um gerente assistente do ponto baleeiro chamado Fridthjof Jacobsen, e de Klara Olette Jacobsen. Jacobsen desembarcou na ilha no ano de 1904 para tornar-se o dirigente de Grytviken, trabalhando de 1914 a 1921.

Emilio Marcos de Palma foi o primeiro a surgir no continente, em 1958 na Base Esperanza. Seus pais foram enviados para lá com mais sete famílias pelo comando argentino para definir se a vida em família era permitida no continente. Juan Pablo Camacho nasceu, em 1984, na base de Presidente Eduardo Frei Montalva, o primeiro chileno a nascer no território antártico.

Vários pontos são agora moradia de famílias com crianças que frequentam a escola em determinadas estações. Em 2009, mais 11 crianças nasceram no continente: três na Base Presidente Eduardo Frei Montalva e mais oito na Base Esperanza.

Ocupação

Como único continente despovoado, a Antártica não possui governo e não vincula-se a nenhum outro país. Diversas nações requerem territórios, porém esses requerimentos não são identificados por outras. A região entre 90°W e 150°W é o único pedaço da Antártica e da Terra não requerida por nenhuma nação.

O Tratado da Antártida é o registro assinado no dia 1 de dezembro de 1959 pelas nações que reivindicam a conquista de parcelas do continente da Antártica, onde se pactuam em interromper suas solicitações por tempo indeterminado, possibilitando a liberdade de pesquisa científica do continente, em sistema de colaboração internacional.

Desde 1959, os requerimentos na Antártica estão interrompidos e o continente é julgado como politicamente neutro. Sua condição é legitimada pelo Tratado de Antárticas e por demais acordos vinculados, denominados em seu grupo de Sistema do Tratado da Antártica. Para os objetivos do Sistema de Tratados, a Antártica é determinada como toda a terra e superfície de gelo por volta dos 60°S.

O tratado foi consentido por 12 nações, incluindo os Estados Unidos e a União Soviética. Ele modificou a Antártica para uma região de proteção científica, determinou a liberdade de investigação cientifica, a defesa ambiental e aboliu atividades militares no continente. Esse foi o primeiro pacto para o comando de armar determinado no decorrer da Guerra Fria.

O Tratado a Antártica não permiti qualquer tipo de atividades militares na Antártica, como por exemplo, a instalação de pontos e de fortes militares, a prática de manobras militares, ou a verificação de qualquer modelo de arma.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023