Categorias Geografia

Divisões da Mesopotâmia

A Mesopotâmia situava-se no Oriente Médio, na região entre os rios Tigres e Eufrates que, atualmente, é o Iraque. Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios”. Devido a sua localização, as cheias dos rios Tigres e Eufrates fertilizavam as terras ao seu redor periodicamente e favoreciam a pesca, a caça e a criação de animais.

Classificada como o berço da civilização, a Mesopotâmia está localizada no denominado Crescente Fértil, local onde surgiram as primeiras civilizações.

As cidades mesopotâmicas apresentavam uma notável diferença entre o Império Egípcio, eram independentes. Cada cidade atuava como um pequeno estado, por isso eram conhecidas como Cidades-Estado, com governo, cultura e religiões próprias. Apesar da independência, algumas cidades predominavam sobre as outras.

A divisão social na Mesopotâmia era muito rigorosa, cada um exercia a função que era determinada pela sua camada social. A partir disso, pode-se disser que a civilização era dividida em duas classes: a classe privilegiada composta por nobres, guerreiros, sacerdotes e funcionários públicos, e a classe não-privilegiada formada por camponeses, trabalhadores livres e escravos, compondo a maioria da população.

A classe privilegiada retinha o poder de quatro maneiras diferentes, através da riqueza, política, poder militar e o saber. O rei ocupava a posição de destaque da organização social com poderes políticos, militares e religiosos, e era considerado um representante de Deus na terra. Já a classe não- privilegiada apenas podia consumir o que produzia e eram obrigados a entregar uma parte do seu consumo aos dominantes.

Organização Política e Econômica

O rei considerado o representante de Deus na terra, comandava todas as cidades-estados da Mesopotâmia com o auxilio de sacerdotes, funcionários e ministros. Sua função era governar em nome dos deuses, certificar se as práticas religiosas estavam sendo cumpridas, defender o território e normatizar a economia.

Hamurábi foi um rei Babilônico que conquistou a Mesopotâmia e fundou um Império com a mesma administração e as mesmas leis. Todas as leis eram fundamentadas na lei de Talião que dizia: “Olho por Olho, Dente por Dente, Braço por Braço…”, pertencente ao código e Hamurábi, o primeiro conjunto de leis da História.

A agricultura e o comércio eram as bases econômicas da Mesopotâmia, porém, os povos evoluíram e desenvolver também a tecelagem, fabricação de armas, jóias e objetos de metal e construíram uma escola que aprimorava a fabricação de armas e cerâmicas. Os comerciantes vendiam suas cerâmicas em países vizinhos e exportavam armas, tecidos, lã e tapetes.

Os trabalhadores livres da Mesopotâmia conseguiam juntar dinheiro o suficiente para comprar produtos artesanais, o que fez crescer o capital da região, e o surgimento de bancos com serviço de conta-corrente, empréstimos e poupança, em 1800 a. C. O controle comercial era feito através de anotações feitas em placas de argila.

Civilização Mesopotâmica

Com a sua evolução a Mesopotâmia atraiu diferentes povos que se misturaram, enfrentaram guerras e dominaram uns aos outros, formando uma civilização. Entre os diferentes povos, destacam-se: os sumérios, os amorritas, os assírios e os caldeus.

– Sumérios: os sumérios fazem parte da mais antiga civilização e lutaram em disputas comerciais e políticas. Os templos eram considerados o centro religioso, político e econômico das cidades sumerianas e o chefe desses templos eram conhecidos como patesi, vigário de Deus. O patesi recebia ajuda da elite e dos sacerdotes. Além disso, eles foram responsáveis pela criação da roda e da escrita. Inicialmente essa escrita era feita em argila mole com estilete em forma de cunha, por isso, esse escrita ficou conhecida como cuneiforme.

– Amorritas (Babilônicos): os amorritas chegaram à Mesopotâmia em 2.000 a. C. consolidando-se na Babilônia, por isso eram chamados de babilônicos. Seu principal rei foi Hamurábi que espalhou os poderes econômicos e políticos da região. Houve a criação do Código de Hamurábi e da Lei de Talião que determinava que a pena estabelecida tinha que ser a mesma que o crime cometido. Após o falecimento do rei Hamurábi o império Babilônio entrou em decadência e foi invadido por diversos povos.

– Assírios: os assírios eram considerados o povo mais cruel que existia, pois não apenas queriam vencer mais massacrava os inimigos torturando-os e destruindo as suas cidades. Eles se localizavam em uma região que servia de passagem entre a Ásia e o Mediterrâneo. Por sofrer muitos ataques devido ao seu fácil acesso, os assírios montaram um dos primeiros exércitos permanentes do mundo, sendo um dos mais poderosos. O exercito possuía lanças, espadas, escudos de ferro e cavalaria de carroças. Em 612 a. C. os assírios foram dizimados pelos caldeus, pondo fim ao seu Império.

– Caldeus: esse povo foi responsável pela reconstrução da Babilônia tornando-a uma das principais cidades da Antiguidade. Nabucodonosor, rei da nova Babilônia, conseguiu várias conquistas militares como a ocupação da cidade de Jerusalém, fazendo os judeus como escravos. O domínio caldeu não durou muito e, em 539 a. C., os persas conquistaram a Babilônia.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023