Categorias Geografia

Equador, Peru, Bolívia, Chile e Guianas: Economia e Política

Equador, Peru, Bolívia, Chile e Guianas são países do continente Sul-Americano. Exceto as Guianas, os demais países têm em comum o fato de terem sido colônias espanholas, emancipadas no século XIX, em decorrência de movimentos locais, que fragmentaram a camada América Espanhola em diversas nações.

Historicamente, esses países, uma vez emancipados, adotaram como atividades econômicas as atividades primárias, extrativistas e agropastoris, tornando-se dependentes economicamente de países industrializados e com grande poder de influência política da América do Norte e Europa.

Guianas e Chile

As Guianas e Chile são países e territórios com características diferentes dos demais, seja pelo fator geográfico, seja econômico ou político. As Guianas tiveram influência de outros países, que não Espanha e Portugal. Foram colonizadas, também, por França, Inglaterra e Holanda. Estão localizadas no nordeste do continente.

A economia desses países, com pequenas populações também é extrativista e agrícola. A economia é voltada para a exportação, incluindo a exploração da bauxita e as culturas intensivas de café, cana de açúcar, cacau e frutas tropicais. Dividem-se em Guiana, Guiana Francesa e Suriname, cuja distribuição populacional é predominantemente rural, sendo mais de 60% de pessoas vivendo no campo.

O Chile, por sua vez, embora tenha história política e econômica parecida com os demais países, optou pelo alinhamento econômico e político com os Estados Unidos, país para o qual exporta grande parte de sua produção, que tem o metanol, celulose, ouro, prata, madeira e pescados como principais produtos.

Apesar de ser uma zona de livre mercado, possui uma das piores distribuições de renda do mundo, que contrasta com o 37º melhor IDH do mundo (0,783), alavancado por programas sociais adotados nos governos que sucederam a ditadura Pinochet, interrompida em 1990.

Equador, Peru e Bolívia

Assim como o Chile, Equador, Peru e Bolívia, seguindo um paradigma da América do Sul, foram países que tiveram a instabilidade política como traço cultural, vivendo disputas territoriais com outras nações do continente e inúmeros períodos de ditaduras.

Tal instabilidade política comprometeu o desenvolvimento desses países, que, em síntese, são essencialmente extrativistas e agropastoris. O Equador é exportador de petróleo e banana. O Peru se assemelha ao Chile na péssima distribuição de renda, só que com uma economia bem mais frágil, baseada na pesca, mineração e agricultura, que tem o café, o milho e o açúcar entre as principais culturas. Já a Bolívia, tem como principais ativos econômicos a extração de petróleo, estanho e gás natural.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 13:43

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023