Categorias Geografia

Europa Física e Humana: Clima, Vegetação, Características, Migrações e Conflitos

A Europa é um continente composto por 49 países, distribuídos em uma área de 10.498.000 km².

A altitude média do continente é de 350 metros. Prevalecem no território europeu as planícies, dentre as quais se destacam a Planície Russa e a Germano-Polonesa. O continente possui ainda importantes cadeias de montanhas e planaltos, com destaque para o Planalto Central Russo e o Maciço Central Francês.

Os principais rios do continente são o Tâmisa, Reno, Pó, Volga, Danúbio, Ural, Loire, Tejo e Douro. O continente é banhado pelo Oceano Atlântico, a oeste, pelo Oceano Ártico, ao norte, e pelo mar Mediterrâneo, ao sul.

Quanto à vegetação, predomina no sul a vegetação de arbustos, nas regiões central e leste prevalecem as estepes e no norte a taiga e a tundra. O clima predominante é o temperado continental, que se torna bastante úmido na região banhada pelo Atlântico. No sul, prevalece o clima mediterrâneo, com verão seco e quente, enquanto o inverno é chuvoso. No centro e no leste da Europa o clima é frio, enquanto o clima polar se faz presente no extremo norte.

Geografia humana

O continente europeu abriga cerca de 750 milhões de habitantes, com densidade demográfica de 72 habitantes por km².

Os grupos étnicos predominantes no continente são os eslavos, germânicos, anglo-saxões, latinos e escandinavos, sendo que a maioria da população é de cor branca.

O cristianismo é um traço marcante do continente europeu, com divisão entre o catolicismo romano, mais tradicional, os ortodoxos, concentrados na Grécia e na Rússia, e o protestantismo.

As maiores densidades demográficas são presenciadas na Europa Centro-Ocidental. Naquela região estão concentrados os países mais ricos, com maior atividade industrial, dentre os quais se destacam a Alemanha, o Reino Unido, a França, os Países Baixos e a Itália.

Migrações e conflitos

A Europa vive nos dias atuais alguns dilemas importantes. Os países do continente estruturaram a União Europeia, uma forma de criar unidade e fazer frente ao poderio econômico de nações como Estados Unidos e Rússia.

Por ser um continente onde a maior parte dos países são desenvolvidos, atrai muitos imigrantes, o que compromete a capacidade dos governos de atender de forma satisfatória a todos os contingentes populacionais.

A xenofobia com relação aos imigrantes que chegam ao continente, principalmente provenientes da África, tem servido como alavancagem para a extrema direita, colocando em risco a harmonia e o equilíbrio do continente, sendo esse um dos grandes desafios para a União Europeia nos próximos anos.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 16:18

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023