Categorias Geografia

Europa Oriental Atualmente, Investimentos e Separações


A Europa Oriental do final da segunda década do século XXI é produto de como as nações da antiga “Cortina de Ferro”, o bloco socialista comandado pela União Soviética, reagiram a duas variáveis:

1 – Transição do modelo de produção socialista para a economia capitalista

2 – Acomodação dos movimentos nacionalistas e fragmentação do território das diversas repúblicas, multiplicando o número de nações.

Quando o pacto de Varsóvia foi dissolvido em 1 de julho de 1991, consolidando o fim da separação da Europa em dois blocos político-econômicos, a geografia da Europa era outra.

Desde então, países como a União Soviética, Iugoslávia e Tchecoslováquia se fragmentaram dando origem a novas nações, como: Rússia, Ucrânia, Lituânia e Estônia (URSS); República Tcheca e Eslováquia (Tchecoslováquia); Sérvia e Montenegro, Bósnia e Ezergovina, Croácia, Eslovênia e Macedônia (Iugoslávia).

Esses processos de separação não transcorreram de forma pacífica, principalmente na antiga Iugoslávia. Os conflitos nacionalistas, étnicos e religiosos, que alimentaram os movimentos separatistas, foram sangrentos, provocando graves crises humanitárias nos Bálcãs.

Desafios econômicos

O melhor exemplo de integração com o mundo capitalista foi da Alemanha Oriental. O país era a metade socialista da antiga Alemanha, que se reunificou e hoje ostenta a condição de quinta economia do mundo, estando também entre os cinco melhores índices de desenvolvimento humano, com a maior média salarial entre todos os países.

A Rússia herdou da União Soviética a influência política e o poderio militar. Apesar de ser uma economia forte, com alto teor de industrialização, a qualidade de vida do país, embora seja alta, ainda está distante, de países no mesmo patamar da Alemanha.

A mudança do modelo socialista para o modelo econômico capitalista não foi capaz de transformar profundamente a economia daqueles países. De economias fechadas, a maior parte das novas repúblicas do Leste Europeu seguiu com altos índices de pobreza, baixos índices de desenvolvimento, com atividade econômica voltada para o extrativismo e para a agricultura.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 16:11

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024