Categorias Geografia

Fontes Alternativas de Energia e Industrialização: Revoluções Industriais, Classificação e Novas Industrias

A Revolução Industrial pode ser dividida em três períodos que estão localizados em um curto espaço de tempo, se levado em conta que são pouco mais de duzentos anos de história.

A Primeira Revolução Industrial acontece no final do século XVIII, quando o homem passou a criar formas de mecanizar as atividades produtivas já existentes. Nesse período, aliou-se a mão de obra humana às máquinas, intensificando o ritmo da produção e aumentando a oferta de produtos, principalmente, no começo, na indústria têxtil.

A invenção do motor a vapor e o tear programável, criado por Joseph Marie Jacquard, são marcos dessa primeira fase, que modificou a geografia populacional, fazendo com que grandes contingentes migrassem para as cidades.

A Segunda Revolução Industrial é um processo de sofisticação da indústria, capacitando o parque industrial a produzir produtos mais sofisticados, dando impulso à indústria química, à siderurgia e à metalurgia. Esse processo se inicia no começo do século XX e ganha impulso após a Segunda Guerra Mundial.

A Terceira Revolução Industrial é um processo que começa a ganhar força a partir da década de 70, quando a indústria se volta para a produção de produtos com alto valor agregado, fruto de intensa pesquisa e exigindo sofisticadas técnicas de produção.

A partir desse período, ganham impulso a informática, a biotecnologia, a microeletrônica e a robótica, entre outras novidades.

Indústria, energia e desafios

Desde o princípio, um dos pilares da atividade industrial é a energia. Sem ela, não há atividade industrial.

A utilização do carvão, do petróleo e outros combustíveis fósseis tem sido largamente disseminada. Não obstante, a sociedade humana vive um dilema no século XXI, que é a descoberta de que a emissão e gases na atmosfera pode provocar dramáticas alterações no clima do planeta, comprometendo até mesmo a existência humana.

Diante disso, se impõe à nova indústria a busca de fontes de energia que não comprometam a qualidade ambiental e isso é uma corrida contra o tempo. As novas propostas sobre a mesa do setor industrial incluem, além de energia não poluente, fontes renováveis.

Destacam-se entre as novas fontes renováveis e não poluentes a energia solar, a energia eólica, a biomassa e a energia geotérmica. A implementação desses projetos não é barata, assim como tem um custo pesado a transição, mas é um desafio que a indústria terá que enfrentar.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 16:50

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024