Categorias Geografia

Gato-bravo

Muito encontrado em florestas e savanas, o gato-bravo é um animal silvestre muito presente em áreas verdes europeus e asiáticos. O Felis Silvestris é muito parecido com um gato doméstico, mas seu porte é maior e a cabeça é mais arredondada do que uma raça felina comum. O gato doméstico evoluiu a partir da raça silvestre e de lá pra cá adotou diversos hábitos que o deixou um animal mais reservado e discreto. Afinal, essa é uma de suas principais características, se refugiando em áreas fechadas como buracos em árvores ou espaços entre rochas e cavernas durante o dia e caçando durante a noite.

O fato de o animal ser mais reservado não quer dizer que seja muito arisco. Seu comportamento mais solitário é uma técnica peculiar para controle de seu território e também aperfeiçoar seu rendimento na caça e proteção contra possíveis invasores. O comportamento também é visto no momento de procriação. Machos e fêmeas não andam juntos a não ser quando é época de acasalamento. Após esse período, os animais passam a se ver em menor frequência.

Distribuição geográfica do gato-bravo

A família na qual o gato-bravo se concentra passou por uma série de variações em relação a sua distribuição geográfica. Por ser um animal que se adapta facilmente em qualquer lugar, sua transição por diversos locais também foi ficando cada vez mais intenso. A princípio, a raça era encontrada especialmente na Europa Ocidental e em algumas regiões da Turquia.

Mesmo ocorrendo a concentração da raça nesses territórios, a migração os levou para locais ainda mais distantes devido escassez de alimentos. Da Europa Ocidental, o animal passou a se concentrar no norte da África, partes do Oriente Médio e na Ásia Central. Subespécies foram surgindo ao longo do tempo como Felis Silvestris lybica e Felis Silvestris cafra. Essas alterações ocorreram num intervalo de 9000 anos e o gato ficou ainda mais excluso em parques nacionais e áreas ambientais protegidas pelos governos dos países dessas regiões. Portugal, por exemplo, é um dos países que mais se vê animais da raça.

A preocupação de entidades ambientais é com as ameaças que algumas pessoas e organizações cometem contra o animal. A exploração de terras e suas destruições, a caça de animais que servem de alimento como lebres, coelhos e pequenos roedores, além da própria caça desses animais para produção de bolsas e acessórios motivou essas organizações a montar espaços para proteger esses animais. Países como Turquia e China também seguem o exemplo de Portugal e criaram centros de conservação para o gato.

Já em outros locais onde a estratégia não foi adotada, houve uma miscigenação de raças. Tipos selvagens se reproduziram com gatos domésticos e criando outras espécies que também foram migrando ao longo do tempo. Prova disso é que grande parte do grupo dos gatos-bravos fora de Portugal são híbridos, enquanto em territórios portugueses ainda se é possível notar animais de raça pura.

Estilo de vida

O animal não costuma adotar um território muito grande para conviver. Um espaço máximo de 4km² é usado para que ele consiga sobreviver. Esse espaço também é ideal para criar sua família e treinar os filhotes a amadurecerem e conseguirem seguir a vida após um período de tempo.

É um animal noturno e mesmo saindo à noite, ainda é difícil de ser notado. Se forem vistos, já são percebidos por conta do seu tamanho. Um macho chega a pesar 7 kg e medir 65 cm de comprimento. Já as fêmeas pesam até 4 kg e medem cerca de 58 cm. As patas são mais curtas que as dos gatos comuns, mas são mais resistentes e mais fortes para cravar suas mandíbulas mais aperfeiçoadas que a raça doméstica em suas presas.

A época da reprodução acontece normalmente após o inverno, que dura no máximo até o final de abril. Os machos se relacionam com muitas fêmeas que engravidam sempre uma vez por ano. A cada gravidez nascem de 3 a 8 filhotes criados no máximo em 2 meses a ponto de conseguirem se alimentar sozinhos. Algo curioso é que os machos dominadores podem ampliar seu território se as fêmeas tiverem uma ninhada com vários filhotes, chegando a espaços de até 10 km². Passado o período de acasalamento e gestação, a tendência desses animais é viver nas partes altas das árvores, habilidade essa que lhes caracterizam em ser ótimos escaladores.

Outro detalhe importante é que são muito bons em camuflagem, o que lhe garante maior proteção contra outros animais perigosos. Sua pelagem é diferente de um gato comum. Enquanto o tipo doméstico tem pintas, o gato-bravo tem uma pelagem limpa de pontos ou marcas, podendo se misturar facilmente entre as árvores e galhos para não ser percebido tanto para ataque como para defesa. A pelagem também é mais preenchida e com uma cauda mais grossa que um gato comum.

This post was last modified on 7 de agosto de 2018 15:51

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023