Os maiores desertos do mundo


A definição de deserto é extremamente ampla e divide especialistas em todo o mundo. Para aqueles que são leigos no assunto, ao ouvir falar em deserto, logo pensamos no deserto do Saara, aquele localizado no norte do continente africano. De fato, o deserto do Saara é um dos maiores do mundo, mas não pode ser levado em consideração como base para se determinar o que é exatamente um deserto.

desertos com vegetação gramínea, por exemplo, há desertos cobertos de gelo e neve, há desertos que só possuem dunas (como o Saara) e há desertos tão frios que é impossível haver vida humana. Conheça agora alguns dos maiores e mais complexos desertos do mundo.

desertos do mundo

Desertos gelados: os gigantes extremos do planeta

Os dois maiores desertos do mundo são gelados, polares. O deserto da Antártida e o deserto Ártico possuem uma área de quase 14 milhões de quilômetros quadrados cada um! Por estarem localizados em regiões polares, as temperaturas nestes dois desertos podem chegar a 90 graus Celsius negativos. O Deserto da Antártida é realmente o rei dos extremos: lá já foram medidos ventos de velocidades dignas de carros de Fórmula 1, ou seja, mais de 320 quilômetros por hora. Outra característica que favorece as baixas temperaturas e a baixa pluviosidade é a altitude média, que passa dos 2000 metros.

Os dois desertos polares muitas vezes não entram na conta dos maiores desertos do mundo justamente por fugirem um pouco das tradicionais características dos desertos. No entanto, é importante citar que eles são regiões inóspitas e incrivelmente desafiadoras assim como qualquer outro deserto no mundo.

Os desertos quentes e secos

Continuando a lista de maiores desertos do mundo, entram dois desertos quentes, secos e dignos das paisagens cheias de dunas infinitas: o deserto do Saara e o deserto da Arábia. Veja as informações:

• Deserto do Saara: com mais de nove milhões de quilômetros quadrados, o deserto do Saara é gigantesco. Sua área é comparável a de todo o continente Europeu. Em sua extensão estão localizados 12 países do continente africano e o índice de chuvas é mínimo. Viver no deserto do Saara só é possível próximo aos Oásis ou para os povos nômades. No entanto, há muitos animais que só vivem nesta região do planeta. Um dos animais símbolos do Saara é o Adax, uma espécie de antílope branco que pode ficar até um ano sem beber água.

• Deserto Arábico: cobrindo praticamente toda a Península Arábica, este deserto também possui temperaturas altíssimas em todo o ano e índice de chuvas bem baixo. Esta região é historicamente disputada por várias nações, principalmente por conta das grandes reservas de petróleo existentes no deserto Arábico. Esta é uma característica dos desertos: eles abrigam grandes quantidades de minerais e são ótimos conservadores de fósseis. O deserto Arábico é quase quatro vezes menor do que o Saara (2,3 milhões de quilômetros quadrados), mas ocupa a quarta posição no ranking dos maiores desertos do mundo.

Deserto de Gobi: o mais intrigante

Na quinta posição da lista dos maiores desertos do mundo se encontra o deserto de Gobi, localizado entre o norte da China e o sul da Mongólia. O deserto de Gobi possui uma área de aproximadamente um milhão e trezentos mil quilômetros quadrados. Poucas espécies animais vivem nesta região do planeta. Mas num passado remoto o deserto de Gobi provavelmente foi bastante habitado, já que este é considerado um dos maiores sítios arqueológicos a céu aberto.
Muitas cenas de filmes já foram feitas no deserto de Gobi, que possui um pouco de tudo em suas paisagens: dunas, estepes, algumas regiões com gelo, enfim, mesmo não sendo tão grande quanto os demais, Gobi é um deserto que tem de tudo um pouco.

Outros desertos

Completando a lista dos maiores desertos do mundo estão os seguintes:

• Deserto do Kalahari: localizado ao extremo sul do continente africano, abrangendo quatro países, em especial a África do Sul, o deserto do Kalahari é quente, mas apresenta maior variedade de vegetação. Sua proximidade com florestas subtropicais faz com que a fauna e flora sejam mais diversificadas, embora o índice pluviométrico baixo o coloque na posição de deserto. Possui 900 mil km²;

• Patagônia e Atacama: aqui dois desertos próximos, mas bem distintos entre si. Enquanto a Patagônia possui riquezas minerais como ferro e petróleo e ainda possibilita a agricultura, o deserto do Atacama é considerado o mais seco e árido do mundo, tento passado mais de 1400 anos sem registros de chuva! É também o mais alto do mundo. A Patagônia possui 670 mil km² e o Atacama possui 140 mil km² de área;

• Grande deserto de Vitória: localizado na Austrália, este é o maior deserto da Oceania. A Austrália, na verdade, é um país coberto por vários desertos. No entanto, no caso do deserto de Vitória, a população é grande e as pessoas aprenderam a sobreviver na escassez da região. Possui 647 mil km².